quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mães e filh@s à Bicicletada de Maio!



É já depois de amanhã!
Toca a tirar o pó às bicicletas! Verifiquem o ar dos pneus, a afinação dos travões e das mudanças, a limpeza da corrente!

Inspirem-se!






"Bora lá qué a descer!"

Imagens: "flyer" a partir de um poster da "Vanilla Bicycles" ; foto 1: crapwalthamforest.blogspot; foto 2: velo-city.org; foto 3: michaelfairchild.com; foto 4: olympicbike.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bicicletada de Maio

O 1º Domingo de Maio é precisamente o dia 1! É Feriado, dia do Trabalhador (e desta vez, também do pedalador!), e assinala também o dia da Mãe. Será bonito ver mães e filhos a pedalar bem como verificar quem é que já optou pela bicicleta como meio de transporte diário para ir trabalhar.
O evento criado pelo perfil de Santa Iria de Azóia no Facebook já conta com 46 "inscrições" (27.04.2011)!
É de esperar, por isso, que as ruas e estradas da freguesia se encham de bicicletas no próximo Domingo de manhã, a partir das 10 horas. A concentração de participantes e veículos não motorizados é junto ao Castelo de Pirescoxe.

Previsões meteorológicas

Segundo o Instituto de Meteorologia português, a temperatura estará amena no dia 1, máxima de 17ºC. São ainda previsões estatísticas a 5 dias, mas poderão ir acompanhando no site.
Embora haja forte probabilidade de chuva, não vamos desistir por causa disso!
Provávelmente não passarão de uns aguaceiros, por isso um simples impermeável leve, com capuz, será protecção suficiente. Ainda assim, e plenamente confiante de que não haverá água vinda do céu na hora da Bicicletada, deixo aqui ligação para umas dicas para continuar a pedalar com chuva, artigo de Ricardo Sobral.

Bem, pessoal, não há nada a temer!
Ainda que nos confrontemos com subidas para fazer a "penantes" e aguaceiros, não temos que chegar secos e frescos a casa, certo? É Domingo, feriado... vamos passear e divertirmo-nos.



Anda de bicicleta com orgulho, traz a campainha, vamos fazer barulho!

sábado, 9 de abril de 2011

Eco Parque de São João da Talha
- Ida e Volta


Clicar para aumentar. Mapa e perfil altimétrico do percurso.

Olá a todos!

Sem qualquer tipo de vínculo, apresento uma ideia de percurso que parte do Castelo de Pirescoxe, vai até ao Eco Parque de S. J. Talha e regressa a Santa Iria para terminar no Jardim Ary dos Santos.

Totaliza uns 7 kilometros nem sempre "bike-friendly". Há algumas subidas que não se fazem sem algum esforço, e pelo menos uma subida, de alguns metros, que só se faz a pé (R. da Circunvalação, Estacal Novo)! A isto acresce o mau estado do piso da rua/estrada de Vale Figueira (R. Alfredo Vitorino Costa).

Este artigo serve então para base de discussão sobre uma hipótese de percurso para uma bicicletada, a de Maio ou outra. O Eco Parque é, só por si, um bom "spot" e descobrir um percurso ciclável até lá, é, só por si, um interessante objectivo.

Digam coisas.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Castelo de Pirescoxe

Localização no Google Maps.

Após ter-se feito a partida da 1ª bicicletada desde o Parque Urbano de Santa Iria, estabelece-se, por motivos de acessibiliade e centralidade, o recinto do Castelo de Pirescoxe como ponto de partida para as próximas. Os percursos podem e devem ser decididos no local entre os participantes presentes, atendendo às características da massa humana. Será de todo o interesse excursar pelas freguesias vizinhas.

Foto: wikipedia
..

quinta-feira, 7 de abril de 2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

1ª Bicicletada - as fotografias













A 1ª Bicicletada de Santa Iria juntou 11 participantes em 10 bicicletas - contando, devidamente, com a mais novinha que viajou na cadeirinha de bebé colocada na bicicleta de seu pai -, mas ainda nos acompanharam 3 pessoas, que seguiram de automóvel, para fotografar e filmar o "cortejo".



Mais imagens no facebook:
Album de mariadocostume
Album de Pedro Rocha
Album do Bar do Campo do CFSI
Album de Luís Grilo
E também um vídeo de José Martins, alojado igualmente no facebook.


..

segunda-feira, 4 de abril de 2011

1ª Bicicletada - o percurso


Clicar na imagem para aumentar.


O percurso, idealizado e coordenado pelo Valentim Gil, teve início no Parque Urbano de Santa Iria (PUSIA), passou pelo Castelo de Pirescoxe e terminou no Parque Urbano de Via Rara. Como se vê no perfil altimétrico, partindo de uma das cotas mais altas da freguesia, foi praticamente sempre a descer!

sábado, 2 de abril de 2011

1ª Bicicletada de Santa Iria

Se a tua bicicleta tem poesia vem à bicicletada de Sta Iria.
Domingo 3 de Abril: concentração no Parque Urbano de Santa Iria (mapa aqui) às 10h00 (manhã).


Sob o lema «pelo prazer de pastelar vem connosco pedalar!».
Evento/lembrete no facebook.

Por ser a 1ª Bicicletada optou-se por predefinir o percurso do passeio (mapa aqui).

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nota de abertura

Olá a todos!

Este blogspot servirá de ponto de encontro, divulgação e reportagem, da Bicicletada/Massa Crítica de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures.

Santa Iria da Azóia é uma freguesia na periferia de Lisboa, com 7,17 km² de área e 17 571 habitantes (2001). Inclui os sítios de Pirescoxe, Portela da Azóia, Santa Iria de Azóia, Via Rara, e ainda o Bairro da Covina (Companhia Vidreira Nacional). Faz fronteira com as freguesias de São João da Talha, em Loures, e com as da Póvoa de Santa Iria e de Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira.

A ideia de fazer uma bicicletada nos subúrbios da capital parece fazer todo o sentido, na medida em que é de lá que saem, todos os dias, milhares de automóveis para o centro da cidade. Além disso, localmente, os moradores sentem-se altamente dependentes do automóvel para as suas deslocações diárias às Escolas, aos Correios, aos Bancos, ao Café, ao Campo da Bola, à Igreja, à Piscina, à Farmácia, aos Supermercados, à Estação de Combóios... Tudo parece ficar irremediávelmente longe da "ilha" onde moram lá nos confins do bairro.

Não é só porque é giro, ecológico e está na moda, é também porque utilizar a bicicleta como transporte é económico. Ir ao café da esquina ou para a escola, ir ao supermercado ou para a estação de combóio, são pequenas deslocações de onde podemos tirar o automóvel, mais não seja nos meses de Primavera e Verão; pequenas distâncias que se fazem a pé ou de bicicleta, poupando até na mensalidade do ginásio.

À primeira vista, Santa Iria, dada a sua topografia bastante "dobrada", não parece muito ciclável, mas a Bicicletada vai sair às ruas e torná-las, pela força da massa, mais bike friendly.

Convencionalmente as Bicicletadas acontecem, em todo o mundo, sempre na última sexta-feira do mês, ao fim da tarde. Contudo nós vamos contornar um bocadinho a convenção e começar no 1º Domingo do mês, de manhã! Se correr bem, repetimos nos meses seguintes.

Venham os ciclistas de estrada com as suas bicicletas elegantes! Venham os duros do down hill com as suas suspensões integrais! Venham os chiques com as suas pasteleiras holandesas! Venham os urbanos com as suas dobráveis topo de gama! Venham os habilidosos do free style com as suas BMX e com as suas Fixies! Venham as meninas com os seus cestinhos no guiador! Venham os todo o terreno com as suas bicicletas de montanha! Venham os que não se resignam com os seus triciclos! Venham os que pedalam todos os dias e os que só ciclam nas férias! A bicicletada é de todos e a rua também! :-)

Tira a bicicleta da varanda, vem ver como ela anda!
Usa a tua energia na bicicletada de Sta Iria!