sábado, 21 de maio de 2011

Pedala todos os dias...

... Festeja uma vez por mês.

Para não pensarem que isto é só recreio e que só damos umas pedaladas comemorativas uma vez por mês, aqui ficam algumas fotografias de bicicletas a serem utilizadas em Santa Iria e arredores.
Algumas situações de commuting nas estações de comboio da CP em Santa Iria, Sacavém e Vila Franca de Xira, pessoas a ir para o trabalho, para a faculdade, para o skate park, talvez...
Bicicletas à porta do supermercado enquanto o dono vai às compras, em Santa Iria; parqueada à porta da pastelaria na hora do lanche, em Vila Franca de Xira; à beira do areal da praia de... Sacavém.

.
.
.
.



E tu? Onde vais com a tua bicicleta para poupar uns trocos?

Mesmo que seja só nos meses de Verão, a bicicleta é a melhor opção...
- para poupar uma modalidade no passe dos Transportes Públicos;
- para poupar um ou dois depósitos de combustível por ano;
- para poupar chatices e parquímetro no meio da cidade;
- para poupar em espaço público ocupado com estacionamento automóvel;
- para poupar uma mensalidade no ginásio;
- para poupar o coração e prevenir problemas cardíacos;
- para poupar tanto tempo em ir ali e voltar já;
- para poupar o ambiente...



Clica nas imagens para aumentar.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estás convidado!

Estás convidado a participar na 3ª Bicicletada de Santa Iria!

O QUE É UMA BICICLETADA? - perguntas tu.
Uma bicicletada é um passeio em meio urbano utilizando meios de transporte suaves (não poluentes, não motorizados, sem combustão). Estes eventos também são chamados de Massa Crítica pois além das bicicletas (que dão nome à passeata) também podem e devem ser utilizados outros equipamentos como patins, skate, trotinete, triciclos, rolamentos, etc.

E PARA QUE SERVE? - perguntas ainda.
A bicicletada é um festejo, uma celebração da bicicleta como meio de transporte, a sua função primordial, e uma reinvindicação dos direitos do velocípede e da partilha da rua. Serve para festejar e demonstrar as suas capacidades e vantagens como meio de transporte eficiente e ecológico. A bicicleta pode substituir o automóvel na maioria das pequenas deslocações que fazemos diariamente, reduzindo a dependência dos combustíveis (poupa dinheiro e o ambiente). Além de nos transportar a nós, uma bicicleta equipada com acessórios de carga, pode transportar mochilas, sacos de compras, animais de estimação ou várias pessoas. A bicicleta é útil!

O PERCURSO É MUITO DIFÍCIL? - perguntas também tu.
O percurso da bicicletada é, regra geral, decidido no próprio dia, antes da partida, entre os participantes presentes, considerando as características da massa humana e dos seus meios de transporte suaves.
O percurso desenvolve-se em meio urbano, nas ruas e estradas cicláveis e de acordo com as regras de trânsito. Não se trata de uma competição, pelo que pedalamos todos juntos (formando um pelotão compacto) à velocidade do mais lento. Isto aumenta a segurança do grupo e de cada um. O percurso deve ser praticável por qualquer pessoa, com qualquer bicicleta.

MAS POSSO ANDAR DE BICICLETA NA ESTRADA COM OS CARROS E SEM CAPACETE? - perguntas ainda.
Sim. A bicicleta é aquela acoisa a que se chama velocípede no Código da Estrada (CE). Se não tens carta de condução, e nunca ouviste falar disso, também podes andar de bicicleta na rua/estrada (dentro das localidades e nas estradas municipais). O CE NÃO IMPÕE licença de condução nem a utilização de equipamento pessoal de protecção (capacete, luvas, joelheiras, carapaças, roupa especial) para condução de velocípedes (deves optar por usar aquilo que te oferecer mais segurança e confiança de acordo com a tua experiência e conhecimento).
Na bicicletada participam sempre ciclistas com experiência na condução em estrada ou meio urbano, por isso, esta é também uma boa oportunidade para aprender e perder o receio de circular nas rodovias.
A bicicletada não empata o trânsito, a bicicletada é trânsito.

E QUEM É QUE MANDA NA BICICLETADA? - perguntas por fim.
Ninguém. A bicicletada é uma "coincidência organizada", quer dizer que a participação é uma decisão individual mas coincidente. Não se assumem líderes nem organizadores. Enquadra-se, enquanto evento rodoviário, no mesmo tipo de "cortejo" que acontece no fim de um casamento ou de um jogo de futebol, em que os participantes circulam em massa, "engarrafados", e tocando buzinas. A bicicletada não carece, por isso, de qualquer autorização especial.

AH! MAS A BICICLETADA DE JUNHO VAI SER NO DIA DAS ELEIÇÕES! PODE SER CONSIDERADA UMA MANIFESTAÇÃO? - perguntas tu muito bem.
Não. A bicicletada é uma celebração. Não pode ser considerada uma manifestação social, sindical ou política de qualquer espécie. Enquanto "coincidência organizada" a bicicletada nunca é desmarcada, sendo sempre realizada por quem aparece.
Aproveita para deixar o carro em casa e vai votar de bicicleta.

EU QUERO PARTICPAR! ONDE NOS ENCONTRAMOS? - decides tu, e decides muito bem!
Domingo, dia 5 de Junho. Concentração às 10h junto ao Castelo de Pirescoxe, em Santa Iria de Azóia.


PARTICIPA!
Basta aparecer e trazer bicicleta ou outra cena a pedais, mas gostamos quando confirmas a tua presença no evento do facebook.

Anda de bicicleta todos os dias, festeja uma vez por mês! Torna-te fã da Bicicletada de Santa Iria em facebook.com/bicicletada.santairia

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Material de divulgação

Aqui ao lado mostro-vos um panfleto brasileiro que pretende explicar, junto dos motoristas, o que é a Bicicletada, porque acontece e porque estão a circular tantas bicicletas nas ruas naquele momento, aproveitando para solicitar a compreensão, o respeito e a simpatia dos condutores dos automóveis e divulgar a Bicicletada.

Ainda assim, vale a pena visitar o blogue deles - http://bicicletadasalvador.blogspot.com - mais não seja pela qualidade dos seus "flyers".

Hei-de "despachar" também um panfleto destes - versão portuguesa para Santa Iria - aqui no arquivo de material de divulgação.

Para já, está feito (muito à pressa) um lote de fitas-convite para guiador de bicicletas estacionadas. Segue em formato *.pdf e contém 10 fitas. Estas fitas constituem uma forma rápida de divulgar e convidar pessoalmente utilizadores de bicicleta para a celebração do 1º Domingo do mês, informando sobre este blogue, hora e local da concentração.

Aqui ao lado, a imagem mostra como deve ser colocada no guiador de uma bicicleta.

Fitas-convite disponíveis para download livre AQUI.


imagens: bicicletadasalvador.blogspot.com e massacritica.lx no facebook

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Material de divulgação

O "material de divulgação" é o conjunto de ficheiros digitais prontos para a impressão dos diversos cartazes/panfletos criados para divulgação da Bicicletada de Santa Iria. Sempre que possível e justificado será disponibilizado este tipo de material para que, quem quiser ajudar na divulgação física do evento mensal, possa imprimir e/ou fotocopiar.

Para já estão criadas duas versões de cartaz/panfleto a preto e branco, organizadas em multi-cópia para formato A4 (21x29,7 cm). Uma versão mais "complexa" desenvolvida apartir do cartaz mensal já apresentado e outra versão mais simples desenvolvida apartir de um outro esquema dos utilizados pela massacriticapt.org.
O ficheiro para impressão encontra-se no formato *.pdf, alojado no mediafire (serviço gratuíto de alojamento e partilha de ficheiros), disponível para download livre.

Descarregue os cartazes/panfletos aqui.

Ande de bicicleta todos os dias... festeje uma vez por mês!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bicicletada de Maio - as fotografias e os vídeos

Olá!
Foi criada pela Paula Pico, no facebook, uma página dedicada à Bicicletada de Santa Iria, com o objectivo de evidenciar a independência relativa à página da freguesia e de concentrar de forma esclarecida a informação e o fórum de discussão.
Sendo assim e com íntima ligação aqui ao blogue, sugerimos que cliquem em [GOSTO!] na página do facebook (até porque precisamos de pelo menos 25 fãs para obter um url personalizado) e se tornem seguidores aqui do bicicletada-santairia.blogspot, a fim de estarem permanentemente actualizados e participarem activamente nas matérias da organização.

A bicicletada é de todos!





Posto isto, segue o compêndio de àlbuns fotográficos e vídeos da 2ª Bicicletada cá do burgo, tudo no facebook:

Álbum da nova página da bicicletada;
Álbum e texto de Pedro Rocha ;
Primeira e segunda partes do vídeo de José Martins.

domingo, 1 de maio de 2011

Bicicletada de Maio - o livro de bordo

O 1º Domingo de Maio encheu-se de sol e afastou a trovoada e as tempestades da semana passada para, coincidentemente, festejar o Dia do Trabalhador, o Dia da Mãe e a Bicicletada de Santa Iria!

O encontro, marcado agora e para diante, no Castelo de Pirescoxe, contou com 24 participantes (houve entradas e saídas ao longo do percurso...), pessoas e bicicletas com idades e características muito diferentes, a maioria a participar pela 1ª vez. Crianças que acabaram de passar os 10 e adultos que já passaram os 50; uns atletas veteranos e outros simples utilizadores da bicicleta na cidade; bicicletas com mais de 25, umas que não viam o sol há 10 e outras acabadas de sair da fábrica; umas com dezenas de mudanças e componentes "xpto", umas dobráveis e outras pasteleiras "single-speed"!

Provando a cada volta da pedaleira que Santa Iria, apesar de localizada nas encostas de uma serra, é ciclável, a Bicicletada de Maio foi uma verdadeira festa dos transportes suaves, da ecologia e da actividade física.
Pelas ruas ainda nos cruzámos com outros ciclistas (não atletas) por diversas vezes! Será interessante ter material de divulgação (panfletos) para distribuir aos "curiosos" da próxima vez - por exemplo, áquele senhor que "sempre" que nos vê passar diz - "Também quero participar! Ninguém me avisou! Quando é a próxima?!"...

Enquanto coincidência auto-organizada, a camaradagem entre os participantes começou bem e mostrou-se construtiva logo desde a concentração inícial com os "veteranos" a expôr recomendações e esclarecimentos aos "novos participantes". Ao longo do percurso, que começou por ser apenas uma ideia de ir até ao Eco-Parque de São João da Talha e voltar, todos participaram na definição do caminho mais ciclável conforme o conhecimento que tinham das ruas de cada bairro.

De salientar que, desta vez, fomos pomposamente recebidos com música e festa no Eco-Parque de São joão da Talha! Na verdade foi a animação, cultural e desportiva, que habitualmente ali acontece todos os Domingos, mas neste em especial ambientou o nosso desfile com uma enérgica banda sonora!
De entre os participantes, podemos destacar aqueles que vieram de mais longe propositadamente para a bicicletada: um senhor, natural de Santa Iria, mas residente em Santiago do Cacém, que voltou à terra natal para pedalar, e dois jovens habituais da Massa Crítica de Lisboa, um vindo do centro histórico e outro de Odivelas.

É este o espírito!


.