domingo, 10 de julho de 2011

Posso transportar a minha bicicleta no comboio?

Tenho encontrado na Bicicletada de Santa Iria algumas pessoas que ainda não sabiam que se pode transportar a bicicleta nos comboios da CP, praticamente sem restrições.

Lá bem no passado ficaram as tarifas especiais para bicicletas e logo a seguir as restrições de horário.
Actualmente a luz da CP para as bicicletas é tão verde como o logotipo da empresa!

O transporte de bicicletas é permitido nos comboios Urbanos de Lisboa, do Porto e de Coimbra, nos comboios Regionais e Interregionais.
O Transporte de Bicicletas é gratuito.

Devem, no entanto, ser respeitadas as seguintes condições de transporte:

-- Cada Cliente pode transportar apenas uma bicicleta.
-- A CP não se responsabiliza pelos danos causados às bicicletas e/ou, a terceiros durante o respectivo transporte.
-- As entradas e saídas das bicicletas são da responsabilidade do Cliente.
-- As bicicletas devem ser transportadas de forma a não obstruírem as portas e a não dificultarem a entrada e saída dos Clientes.
-- Os Clientes não podem circular de bicicleta nas estações, átrios e passagens desniveladas ou inferiores.
-- embora vontade possa não lhe faltar para percorrer algumas das longas plataformas de embarque ;-)
-- Nos comboios Regionais, para poder transportar a sua bicicleta deve dirigir-se ao Operador de Revisão a quem competirá sempre emitir o seu título de transporte (do cliente) e garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível e da tipologia do material circulante que é utilizado.
-- Nos comboios Urbanos, o transporte é autorizado exclusivamente nas carruagens identificadas para o efeito.
-- dos que servem Santa Iria apenas os "vermelhos" de 1 piso (Alverca - Mira Sintra/Meleças) têm este tipo de carruagens (às vezes difíceis de "apanhar"). Contudo, nunca tive problemas ou restrições em levar a bicicleta nos comboios "verdes" (Castanheira - Alcântara).

A CP acrescenta:
Chegou a hora de se deslocar para o seu emprego nos dois meios de transporte mais amigos do ambiente, a bicicleta e o comboio.

Para que isto seja possível, a CP convida-o a viajar com a sua bicicleta nos nossos comboios ou então a deixá-la nos parques de estacionamento para bicicletas que criou em 23 estações das Linhas de Sintra, Cascais e Azambuja.

Nestas estações, foram instalados suportes que permitem parquear, no total, 244 bicicletas, incluindo a sua.
-- Porém, saibam que Santa Iria não tem parque de bicicletas. Parques seguros para bicicletas continua a ser um grande drama para quem faz deste o seu meio de transporte...

Saiba ainda que estamos sempre a falar de bicicletas inteiras, de qualquer tamanho.


Na FERTAGUS - o comboio que atravessa a ponte 25 de Abril sobre o Tejo -- é a mesma coisa: a bicicleta não paga!

Poderá trazer a sua bicicleta e aproveitar para dar um passeio até Lisboa às Docas, ou para Sul ir até à estação de Penalva ou Palmela se quer passear no campo, ou porque não ir até Setúbal dar uma volta à beira-rio. -- mas também pode ir trabalhar, que isto de andar de bicicleta não é só lazer!!

Regras para transporte de velocípedes na Fertagus:

-- É permitido o transporte gratuito de velocípedes nos comboios da Fertagus, todos os dias da semana, exceto às Horas de Ponta
[Significa o período de tempo das 7h às 10h no sentido Sul – Norte e das 17h às 20:30h no sentido Norte–Sul aos dias úteis.] nos dias úteis, ou caso se verifiquem grandes aglomerações de passageiros.
-- O transporte dos velocípedes deverá ser efetuado de forma a não obstruir as portas nem dificultando, de qualquer forma, a entrada e saída de Passageiros, devendo o Passageiro que transporta o velocípede aceitar as sugestões e indicações do Pessoal da Fertagus para o efeito.
-- É proibido aos Passageiros andarem de velocípede no interior das infraestruturas.
-- É proibida a utilização das escadas mecânicas e elevadores existentes nas Estações para transporte de velocípedes.
-- Isto é um bocado parvo! Mas dado que nem sempre funcionam, habitue-se a ter que carregar a bicicleta ao ombro pelas escadas. Sempre que possível utilizo escadas mecânicas (é preciso algum cuidado!) ou elevadores...
-- Cada Passageiro pode transportar apenas um velocípede.
-- Em cada carruagem só poderão ser transportados no máximo dois velocípedes.
-- Os Passageiros serão responsáveis por todos os danos causados pelos respetivos velocípedes durante o respetivo transporte.



Já no Metro de Lisboa a autorização é diferente.

Pode transportar bicicletas no Metro aos Sábados, Domingos e Feriados, em qualquer horário, e aos dias úteis depois das 20:00. Só é permitido o transporte de, no máximo, duas bicicletas por carruagem e desde que não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros.

Nos dias úteis antes das 20:00, é permitido transportar bicicletas dobradas, devendo estas entrar já dobradas por um dos canais de acesso mais largos existentes nas estações, chamados canais especiais (muitas vezes é necessário solicitar a um funcionário do Metro para abrir o canal!!), e permanecerem dobradas toda a viagem até à saída.


Também a CARRIS (autocarros) está mais amiga das bicicletas na cidade!
Saiba que existem 12 percursos BIKE BUS, ou seja servidos por autocarros onde pode transportar a sua bicicleta!

Lisboa é uma cidade que convida à sua descoberta. Para que possa deslocar-se com toda a comodidade e conforto a CARRIS desenvolveu o serviço Bike Bus, sem qualquer encargo adicional para os Clientes. Em qualquer dia da semana, as bicicletas podem andar em seis carreiras com autocarros preparados para o seu transporte. Assim até apetece mais sair de casa com a bicicleta e ir até onde a CARRIS e a vontade de pedalar o levarem. -- os autocarros BIKE BUS estão identificados com um dístico circular verde com o desenho de uma bicicleta.

Carreiras:
O serviço Bike Bus foi lançado pela CARRIS em Setembro de 2007, apenas com funcionamento em 2 carreiras aos fins-de-semanas e feriados. Posteriormente o serviço foi alargado em termos de carreiras abrangidas e funcionamento, contando actualmente com:
_ 21 - Saldanha - Moscavide Centro
_ 25 - Estação do Oriente – Prior Velho
_ 31 - Av. José Malhoa - Moscavide Centro
_ 708 - Martim Moniz – Parque das Nações
_ 723 - Desterro - Algés
_ 724 - Alcântara - Pontinha

Horário de Funcionamento:
As carreiras Bike Bus funcionam 7 dias por semana, no horário específico de cada carreira.

Procedimentos:
1 – Entre no autocarro Bike Bus com a sua bicicleta pela porta de saída do veículo
2 – Fixe a bicicleta na braçadeira de velcro antes do veículo iniciar a viagem
3 - Valide o seu título de transporte nos validadores existentes no interior do veículo




Então pense nisto!
Será mesmo necessário levar o carro para todo o lado todos os dias?
Será mesmo necessário apanhar um autocarro até à estação durante todo o ano?
Na primeira semana, se não está habituado a andar de bicicleta, ainda lhe vai custar muito subir a avenida desde a estação até ao centro de Santa Iria, mas logo, logo, vai estar a pedalar por aquela ladeira acima como se não fosse nada. ;-)
Pense que as descidas vão compensar!

De seguida mostro-vos alguns exemplos de bicicletas que tenho encontrado nos comboios que servem Santa Iria:














NOTA: A informação em itálico foi retirada dos sites das empresas de transportes em questão.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bicicletada de Julho - as fotografias

Ora cá vai a ilustração da realização do percurso deste mês.
Embora tenhamos sido menos participantes desta vez -- possivelmente a ameaça de chuva fez alguns hesitar -- a Bicicletada mensal continua a rolar a bom ritmo e sempre com energia positiva e renovável!

















Fotografias: Pedro Rocha


Há mais fotografias alojadas no facebook, basta seguir as ligações:
- Maria do Costume;
- Pedro Rocha.

Apareçam no próximo mês -- a Bicicletada de Agosto é no Domingo dia 7.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bicicletada de Julho - o percurso


Clicar na imagem para aumentar.
Percurso com inicio e fim no Castelo de Pirescoxe, Santa Iria de Azóia.


Realizou-se a 4ª Bicicletada de Santa Iria no passado Domingo com uma manhã muito nublada -- o que nem é mau para uma extensa pedalada -- e com alguns aguaceiros.
Quem anda frequentemente de bicicleta nesta zona, ou mesmo em Portugal no geral, acaba por se aperceber que, ainda que chova fora de época, não chove muito nem tanto como parece e raramente chove muito tempo seguido. Geralmente, como desta vez, basta esperar uns minutos que o aguaceiro passe.

No ponto de encontro além da chuvinha, deparamo-nos com alguma teimosia dos travões dianteiros das bicicletas dobráveis, mas afinados no local lá seguimos caminho sem qualquer problema.
O percurso até à Bobadela foi decidido antes da partida, entre os presentes. Muitas subidas mas também muitas descidas para deixar a bicicleta embalar. Todos cumpriram o percurso demonstrando que o caminho faz-se pedalando.
Ainda que houvesse festa nessa freguesia, parece que o nosso cortejo coincidiu com a hora mas não com as ruas em que passava a procissão religiosa.
Fomos quase até Sacavém. No fim, um conta-quilómetros de uma das bicicletas somava 11 quilómetros percorridos na Bicicletada. Foi a mais extensa até agora.


Imagem: percurso delineado no Google Earth por Pedro Rocha.