quarta-feira, 30 de novembro de 2011



Quer conhecer melhor o Castelo de Pirescouxe, de onde parte mensalmente a Bicicletada de Santa Iria?

Na véspera da 9ª Massa Crítica / Bicicletada de Santa Iria, realiza-se no Castelo de Pirescouxe o colóquio «Castelo para que te quero?» com intervenções dos arquitectos Silva Dias e José Maria Lopo de Carvalho e Cristina Mendes, presidente da ADPAC.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Adiar a Bicicletada de Dezembro?

O próximo primeiro Domingo do mês é dia 4 de Dezembro.

Há dias, na nossa página do facebook, colocámos em questão a hipótese de adiar a Bicicletada no caso de estar a chover nesse dia. Entretanto soube-se que, inserida nas comemorações do 10º aniversário da requalificação do Castelo de Pirescouxe, está agendada para a mesma manhã de Domingo uma Caminhada pelos «Trilhos do Tejo e Trancão» a partir de Santa Iria de Azóia.

Alguns participantes habituais da Bicicletada de Santa Iria gostariam igualmente de participar na Caminhada (uma ocorrência excepcional organizada pela Câmara Municipal de Loures) e perguntam se é possível adiar a Bicicletada de Dezembro para Domingo dia 11, a fim de poderem participar nos dois eventos.

Assim estão no ar duas questões, para as quais gostaríamos de obter o vosso parecer.

A resposta pode e deve ser a mesma.
Ainda é cedo para previsões meteorológicas para o Domingo dia 4 de Dezembro, mas, se nessa manhã estiver a chover (ainda que também possa chover no dia 11!!) e visto realizar-se à mesma hora a Caminhada, o que vos parece que se deve fazer?

(votem nos comentários, sff.)

a) realizar a bicicletada no dia 4, sem desculpas.
b) não realizar a bicicletada.
c) adiar a bicicletada para o Domingo seguinte.

domingo, 13 de novembro de 2011

Bicicletada de Novembro

Este mês (Domingo dia 6 de Novembro) fomos até ao Forte da Casa, precisamente até às ruínas da fortaleza da linha defensiva de Torres Vedras que dá nome a esta vila de carácter urbano e com cerca de 12600 habitantes. O Forte da Casa (Concelho de Vila Franca de Xira), deve o seu nome à existência de vestígios das fortificações militares construídas entre 1810 e 1811 afim de fazer face às invasões francesas.

O Centro Interpretativo do Forte da Casa foi inaugurado há um ano (4/11/2010) no âmbito da Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras e nas Comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular.

Como podem adivinhar... o Forte fica num alto e quase é preciso vencer um prémio de montanha para lá chegar! Infelizmente já não tem a vista desimpedida para as lezírias e os mouchões do Tejo, como provavelmente teria quando defendia o território.

Participaram 25 pessoas, cada uma com a sua bicicleta. Como já vai sendo costume alguns pedalaram desde Lisboa (outros trouxeram o carro...) e, desta vez, até veio uma pessoa dos Açores! :-) Não de propósito, mas alguém que se encontra temporariamente na Bobadela e não quis deixar de participar na Bicicletada de Santa Iria!

Se ainda não nso acompanha no facebook poderá ainda não ter visto nada do que vamos mostrar: o mapa do percurso com cerca de 12,6 km e fotografias do passeio.


7 Clicar para aumentar.

ALGUMAS FOTOGRAFIAS DO PASSEIO