sábado, 31 de dezembro de 2011

Que 2012 traga melhores notícias...



... que se concretizem em melhores dias, melhores vidas, melhores cidades e melhores pessoas.
São os votos do movimento Massa Crítica / Bicicletada de Santa Iria a todos os participantes e simpatizantes. :-)

Pedala todos os dias. Festeja uma vez por mês!

imagem: maxkonabikes.blogspot.com

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

equipamento especial para ciclistas



Não é por acaso que actualmente as calças de boca de funil estão na moda... é porque as bicicletas também! ;-)

Se mesmo assim ainda acha que precisa de um equipamento especial para andar de bicicleta mas não está bem a ver qual... então saiba que é a mola para prender a bainha! :-)


(foto via lisboadiarios.blogspot.com)


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fazer contas à vida!


imagem: grist.org
veja também aqui a série de artigos bikenomics.


2011 foi um ano marcado pelo aumento constante do custo de vida.
O custo de vida é basicamente a despesa que fazemos para poder existir.
Transportarmo-nos para o emprego -- cujo rendimento nos permite pagar a vida que levamos -- também tem um custo associado. Bem como outras deslocações necessárias para formar rendimento ou... qualidade de vida!

A utilização da bicicleta em deslocações necessárias no vosso dia-a-dia permite-vos não gastar quantos euros? Já pensaram nisso?

Substituindo pela bicicleta ou pelo andar a pé outros meios de transporte com custos directos, quanto dinheiro poupam?

Façam as vossas contas -- podem utilizar esta calculadora para uma análise rápida -- e apresentem-nas aqui (ou no facebook) para falarmos sobre o assunto.

Desejos de bons balanços anuais e boas pedaladas ;-)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bicicletada de Dezembro -- fotografias

Aqui vai uma mão cheia de fotografias da última Bicicletada de Santa Iria realizada em 2011. O álbum completo está disponível na nossa página no facebook. Para aqueles que ainda não tiveram oportunidade de o visualizar ou não têm conta no facebook, aqui fica uma selecção das mais emblemáticas imagens do passeio de dia 4 de Dezembro.

















ATENÇÃO: mesmo não possuindo conta no facebook saiba que pode visualizar a nossa página e o álbum de fotografias clicando aqui.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A propósito de andar a pé na Bicicletada.



Santa Iria tem um terreno dobrado. A vila, o núcleo urbano que nos interessa ciclar, fica um pouco acima da praticamente nivelada EN10, a esgueirar-se serra acima, com ruas rasgadas clandestinamente contra a topografia.
A bicicletada mete-se por esses bairros adentro onde os declives são, por vezes, cruelmente acentuados, sem piedade quase nenhuma pela relação mais ou menos amistosa entre pedaleiras e velocidades.
Tem acontecido assim e não têm sido raras as vezes que alguém (quando não todos) sai da bicicleta e sobe apeado. Aos trepadores é-lhes permitido continuar, aos que se esforçam e também conseguem é-lhes permitida a conquista. Naturalmente todos esperam mais adiante. Pára-se, olha-se em volta, trocam-se mais umas opiniões, fia-se conversa, corrige-se alguma falha mecânica, bebe-se água, limpa-se o suor da testa... e tudo isto tem feito parte da festa que também é descobrir que «a subir não se pensa, a descer logo compensa».



Mas a tradição, aquilo que acontece regularmente, aquilo que se espera que aconteça porque sempre foi assim -- ainda que estejamos a falar de um universo de nove bicicletadas em Santa Iria -- não significa que esteja certo.

Na bicicletada deste mês surgiu esta "polémica".
Faz sentido andar a pé na bicicletada? É humilhante ter que apear? É ofensivo para quem vai a pé ver os outros à espera lá à frente? Faz sentido seguir, quase sem aviso, rua acima só porque depois se espera no alto, pelos que ficaram para trás com a bicicleta às costas?
E no dia em que aparecer alguém de patins, com monociclo ou de skate, por onde vamos passear?

Bem, nesse dia logo se vê!
Também sei que no dia em que aparecer uma bicicleta com roda 16" e rodinhas laterais de apoio ou mesmo uma criança com menos de 3 anos a pedalar um tricilco, temos toda a praceta e todo o jardim do Castelo para dar a volta à situação!

Na bicicletada deste mês, onde esta questão foi acendida, as divergências acabaram por seguir sobre cada par de rodas e, conforme o caminho se ia fazendo pedalando, acabámos por ir até ao Parque das Nações e voltar -- não sei ainda se em bom tom, à porfia ou em fuga para a frente, o que é certo é que fizemos todos juntos.

Os cartazes da Bicicletada apelam à participação de todos, com todo o tipo de bicicletas e, de facto, a única semelhança entre as máquinas é terem duas rodas e pedais de tracção humana. A verdade é que, no caso específico de Santa Iria, não é muito eficaz dar os exemplos dos países baixos. Nós não temos aquele terreno.
Queremos todo o tipo de velocípedes na bicicletada e queremos vê-los todos os dias nas nossas ruas... mas, infelizmente, não podemos mandar terraplanar Santa Iria uma vez por mês.
Às vezes, nesta terrinha, pode ser necessário ser o ciclista a carregar a bicicleta no lombo. Pessoalmente prefiro essa solução para integrar a bicicleta num modelo de mobilidade pessoal, do que carregá-la no tejadilho de um automóvel nas subidas ou simplesmente desistir dela, porque afinal -- raios e corriscos! -- não vai a todo o lado nem sobe escadas!



Posto isto, fica aqui o assunto para o debate comunitário. Comentem e digam de vossa justiça.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

9ª Bicicletada -- o percurso

O percurso da Bicicletada de Dezembro de 2011 foi um bocado atribulado no inicio.

Primeiro sugeriu-se uma volta pelo centro da vila para intersectar a Caminhada que decorria ao mesmo tempo. Após uma troca de informações, soubemos que os caminheiros se aproximavam da Oliveira Milenar e pedalámos até lá cruzando-nos com eles.

Daí, seguimos em direcção ao centro de Santa Iria, pela parte baixa e demos um saltinho à Via Rara. Não havia qualquer local como objectivo onde chegar, a ideia inicial era não sair de Santa Iria.
Porém, ali na Via Rara apareceu a sugestão para ir até ao Eco Parque de São João da Talha, já que o grupo estava a andar bem. Só que a volta foi feita pela parte de cima da vila e surgiram alguns aborrecimentos com as subidas (inesperadas?) e desentendimentos quanto às opções de trajecto. No debate, alguém propôs pedalar até Sacavém e foi combinado seguir pelo interior dos bairros e regressar pela Estrada Nacional 10.

Fizemos uma breve paragem no Eco Parque de São João da Talha e voltou a questionar-se o grupo se era para seguir mesmo até Sacavém ou não.
Seguimos mesmo até Sacavém e não se colocou mais isso em causa. Em Sacavém, ainda cheios de vontade de seguir viagem, virámos para os lados da foz do rio Trancão e fomos até ao Skate Park do Park das Nações, localizado praticamente sob a ponte Vasco da Gama, junto ao rio Tejo.
Como havia, pelo menos, dois participantes com bicicletas de Down Hill / Dirt Jump, ainda aproveitaram para dar uns saltos e fazer umas "ondas".

No regresso, junto à ponte do rio Trancão voltámos a cruzar-nos com a Caminhada (que terminava ali em Sacavém). Havia dezenas e dezenas de caminheiros a sair do trilho do rio! Nós eramos só dez ciclistas, cada um na sua bicicleta, e seguimos caminho, estrada fora até Santa Iria.
O regresso pela EN10 correu sem qualquer problema. Há imensos ciclistas naquela estrada ao fim de semana. Passámos por diversos grupos de treino aos mais diversos níveis, incluindo um compacto e veloz pelotão de estradistas concentradíssimos. Aqueles que vinham no nosso sentido não tiveram outro remédio senão ultrapassar o nosso pelotão que seguia pastelando estrada fora. Pedalavamos na conversa, embora chegados à berma, quase sempre a par e dentro da faixa de rodagem. Ninguém nos buzinou! Confirma-se: a EN10 é o paraíso dos ciclistas!

A subida da nacional 10 para Santa Iria foi feita pela Avenida de Santa Iria e do centro da freguesia, seguimos via Bairro do Cativo até ao Castelo de Pirescoxe. Eram cerca das 13 horas. Fizéramos quase 24 km. Para passeio de Domingo não esteve nada mal! :-)


Podem visualizar o mapa no Google a partir daqui.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011




Está convidado/a para a Bicicletada de Dezembro em Santa Iria de Azóia.

Como habitualmente, encontramo-nos às 10 horas junto ao Castelo de Pirescouxe.
Entre os presentes há-de decidir-se o percurso para a volta deste mês. Traga uma proposta que lhe pareça acessível a todas as bicicletas e todas as pernas! ;-)

O Castelo de Pirescouxe festeja o 10º aniversário da sua reabilitação e abertura ao público. Nesse âmbito decorrem visitas guiadas ao monumento e outras actividades desde dia 29 de Novembro até ao dia 4 de Dezembro.
Se lhe interessa saber mais sobre este edifício que caracteriza a paisagem histórica de Santa Iria e de onde parte, mensalmente, a Bicicletada, sugerimos o colóquio «Castelo para que te quero?» no Sábado dia 3 às 15 horas e as visitas guiadas ao Castelo no Domingo à tarde.

No mês passado ainda pedalámos de perna ao léu com um Verão prolongado a aquecer-nos o espírito, mas no próximo Domingo -- há previsão de bom tempo -- venha preparado/o para o frio -- ainda que andar de bicicleta aqueça um bocadinho! :-D
Se estiver já no espírito natalício, traga adereços da quadra ou enfeite a bicicleta...

Não se esqueça! Domingo dia 4 às 10 horas da manhã!
Basta aparecer! Traga a sua bicicleta e não se esqueça da garrafa de água ;-)


Se tem facebook, responda também ao convite para o evento e partilhe-o com os seus amigos e vizinhos.

Se tem alguma questão sobre a Bicicletada, consulte este blogue, nomeadamente seleccionando a ligação FAQ na barra lateral.