terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Diz-lhe para vir à Bicicletada e mais nada!



Diz aos teus amigos e vizinhos para te acompanharem na Bicicletada de Santa Iria!
É um passeio convívio, uma celebração da bicicleta como meio de transporte económico e ecológico. Além de conheceres pessoas novas, aproveitas para conhecer melhor o teu bairro e as extraordinárias capacidades da bicicleta na tua mobilidade e na tua independência.

Basta aparecer! No próximo Domingo, dia 4 de Março, pelas 10 horas junto ao Castelo de Pirescoxe.

Passa a palavra!



Imprime o "cartaz" e cola na porta do teu prédio, na montra do café do bairro, no mural lá da escola! Convida os teus vizinhos e colegas! Quantos mais, melhor! Todos podem participar com qualquer tipo de bicicleta (ou patins, triciclo, trotineta, ...)!


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bicicletada de Fevereiro -- o percurso

Penso que esta Bicicletada correu particularmente bem!
Para variar um pouco as rotinas, os momentos de cicloficina ocorreram antes da partida, que aconteceu já depois das 10h30. Mudar câmaras de ar, concertar correntes... e mais uma vez se viu a nobre disponibilidade e interajuda entre ciclistas.
O percurso foi contido (cerca de 10 kms): partimos do local habitual junto ao Castelo de Pirescoxe e fomos até aos Bairros dos Monjões e Salvação, regressando pelas Bragadas, Póvoa de Santa Iria. Fizemos um passeio diversificado (estradinhas, estradões, avenidas, acessos ao auto-estrada, estradas municipais,...), turístico (jardins, história, arquitectura, paisagem), com muitas descidas e poucas subidas! :-) Circulámos compactos, todos juntinhos, sem dispersar o pelotão. Chegámos a formar fila de carros atrás de nós e nenhum automobilista se chateou por ver a "banda passar".
Foi uma festa!

Valeu, de facto, a participação do simpático grupo de bikes do Damaia Futsal Clube que, ficando a conhecer um pouco de Santa Iria, animou a bicicletada do passado Domingo.
Algumas caras novas! Além do grupo da Damaia, vieram pela primeira vez à Bicicletada de Santa Iria mais algumas pessoas -- umas dali ao lado e outras da Malveira! Esperamos que voltem nos próximos meses! :-)
No total participaram 17 pessoas em 17 bicicletas.

Pode afirmar-se, sem vaidade nem modéstia, que a Bicicletada de Santa Iria, a par com outras iniciativas de cidadãos, também está a ter um papel interessante e importante na divulgação e no turismo da freguesia.
Apesar de ser assim um meio de transporte individual, ao contrário de outros mais velozes e herméticos, a bicicleta une as pessoas e une o território! :-)




Aqui fica o percurso realizado na Bicicletada de Santa Iria do passado dia 5 de Fevereiro.
Também podem ver o mapa com mais detalhe a partir do google maps, clicando aqui.

A linha azul representa o percurso de ida, entre o Castelo de Pirescoxe e o Jardim de Via Rara. A linha verde representa o percurso de regresso ao Castelo de Pirescoxe.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bicicletada de Fevereiro -- Fotografias

O Luís Grilo costuma assistir aos encontros da Bicicletada de Santa Iria. Aparece com a sua máquina fotográfica e regista as nossas presenças, os nossos momentos, participando também um pouco do evento assim. Infelizmente o Luís não nos acompanha utilizando um modo de transporte não poluente e, por isso, não pode ser contabilizado no total de participantes. Temos de pôr o Luís sobre rodas... de tracção humana!! Na Bicicletada deste mês, o Luís Grilo fez uma reportagem fotográfica com centenas de imagens. Aqui no blogue, partilhamos algumas das fotografias que integram o albúm que ele publicou no seu facebook.




Partes do grupo na concentração junto ao Castelo de Pirescoxe.


Momento cicloficina: mudar uma câmara de ar.


Momento cicloficina: consertar uma corrente.


O grupo da Bicicletada de Fevereiro de 2012!

Seguem-se algumas imagens do percurso até ao Bairro dos Monjões.





Rebanho de ovelhas a pastar nos insterstícios rurais junto à auto-estrada... :-)





Junto às ruínas da Quinta Grande no Bairro dos Monjões.



Seguem-se imagens da paragem no miradouro dos Monjões.












No bairro das Bragadas, Póvoa de Santa Iria.


Às voltinhas na pequena rotunda da avenida do Casal da Serra, Póvoa de Santa Iria! :-D


Imagem ilustrativa da diferença entre uma fila de trânsito de bicicletas e uma de automóveis! ;-)

Seguem-se imagens da paragem no Jardim de Via Rara, também conhecido por jardim dos patos.












E para terminar, o regresso ao Castelo de Pirescoxe...







Momentos do convívio final...





Fitinhas-convite para a próxima Bicicletada de Santa Iria que será no 1º Domingo de Março, dia 4!
Marquem já nas vossas agendas!






Aqui dois participantes a compararem os registos do GPS nos telemóveis! ;-)




Grupo do Damaia Futsal Clube interessado em saber um pouco sobre a história deste Castelo! ;-)

 Bem! Acabei por não resistir a partilhar muito mais fotos do que estava a pensar. A verdade é que o álbum do Luís Grilo tem muitos momentos interessantes e ilustrativos do bom ambiente que se viveu na Bicicletada de Fevereiro.

 Ao pessoal que levou fitas-convite com o endereço deste blogue, espero que já tenham dado com o "estaminé"! Se tiverem conta no facebook não deixem de clicar no botão [Gosto!] na barra lateral, para poderem seguir tudo sobre a Bicicletada e não deixarem passar esquecidos os primeiros Domingos de cada mês!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E-mail de contacto




Olá!

Foi criado um e-mail para que todos os interessados possam colaborar com conteúdos para esta página.

Se tiverem fotografias da Bicicletada para partilhar, se tiverem propostas de percursos para apresentar, se quiserem divulgar algum evento de/com bicicletas na região... Podem utilizar este e-mail para enviar os vossos conteúdos que serão publicados no blogue após mediação interna.


 Bicicletada Santa Iria de Azóia 

bicicletada.stairia@gmail.com imagem: http://tickledbylife.com

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aproveitem! Só amanhã! Visita guiada ao "Castelo de Pirescouxe".

O castelo de Pirescouxe é o cenário dos nossos encontros mensais. Se gostariam de conhecer melhor o espaço e a história deste edifício, bem como da sua envolvente e dos vestígios da antiga ocupação rural da Quinta das Duas Portas, aproveitem esta oportunidade!

SÓ AMANHÃ, SÁBADO DIA 4 DE FEVEREIRO, A PARTIR DAS 17 H

Amanhã, aproveitando a inauguração da nova exposição na sala multi-usos do "castelo de Pirescouxe" em Santa Iria da Azóia, pela 17H00, a Cristina Mendes, da Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural (ADPAC) de Santa Iria da Azóia, disponibiliza-se para visitar, em conjunto com os interessados, as ruínas do "solar dos Castelo Branco".

Para abrir o apetite deixo aqui o seu álbum no facebook (ainda em construção)sobre o monumento classificado Imóvel de Interesse Público em 1961 e requalificado 40 anos depois em "centro de cultura e lazer".


(C) Pedro Rocha, 2011

A próxima Bicicletada de Santa Iria é já no próximo Domingo dia 5 de Fevereiro.

A Câmara Municipal de Loures vai inaugurar sábado, 4 de Fevereiro, pelas 17h00, uma nova mostra de arte na sala multiusos do Castelo de Pirescouxe, em Santa Iria de Azóia, um monumento que acaba de comemorar o seu décimo aniversário, enquanto imóvel recuperado pela município como espaço e equipamento cultural.
Esta Exposição Colectiva de Cerâmica, que fica patente ao público até 17 de Março, contempla algumas das melhores peças produzidas por quatro artistas portugueses --Anabella Vilares, Artur Figueiredo, Isabel Sousa Carvalho e Luísa Rato -- que têm em comum, o facto de terem já participado na Bienal de Cerâmica Manuel Joaquim Afonso, um galardão instituído pelo município de Loures com o objectivo de fomentar a produção artística, estimular a criatividade e promover novos valores individuais e colectivos nesta forma de arte.


Queremos ver mais meninas, raparigas e senhoras na Bicicletada!

Por isso, deixamos aqui algumas imagens de incentivo, pois não importa...

... a idade que têm ou de que tempo são...


























... o peso que têm ou o que vestem...














... o tipo de bicicleta que pedalam...


















... se chegam sozinhas ou acompanhadas...




















... se gostam mais da cidade ou do campo...












Todas têm lugar na Bicicletada de Santa Iria e todas estão convidadas a participar com a sua boa disposição!


imagens: hiperligação a partir do alojamento original, seleccionadas via google images.