terça-feira, 29 de maio de 2012

Bicicletada de Junho -- Dia da criança



A próxima Massa Crítica / Bicicletada de Santa Iria será dia 3 de Junho, no fim de semana em que se festeja o Dia da Criança na freguesia.

Sendo assim, as crianças que já saibam pedalar sozinhas (por 2 ou 3 km) ou que disponham de cadeirinha, reboque, atrelado, para ir na bicicleta de um adulto, estão especialmente convidadas.

Vamos fazer um passeio pequeno, dentro da freguesia.

As motivações da Massa Crítica são variadas:
- promover a bicicleta como meio de transporte económico e ecológico,
- promover hábitos de exercício físico e vida saudável,
- conviver mais com os vizinhos,
- andar de bicicleta em grupo e/ou com os amigos,
- aprender mais sobre bicicletas,
- preservar o ambiente,
- defender o espaço público para as pessoas,
- gostar da cultura urbana ligada às bicicletas,
- etc., etc.
Por algum destes motivos ou outro qualquer que te faça gostar de andar de bicicleta, aparece e participa!

Para participar basta aparecer junto do castelo de Pirescouxe para a partida às 10 horas!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Piquenique da Bicicletada

Aqui vai a galeria de imagens do Piquenique própriamente dito!
Primavera rima com piquenique; piquenique rima com bicicleta! Acreditamos que este foi certamente um evento diferente que deu um colorido especial e um cheirinho a paparoca boa àquele jardim!
Como já refrimos, a Junta de freguesia ajudou na logística do piquenique: ofeceram bebidas e colocaram ao dispôr um fogareiro equipado. A Dan Cake também nos ofereceu bolos, bolachas e biscoitos que partilhámos.
Não é todos os dias que se juntam assim dezenas de pessoas, algumas que nem se conheciam, para promover o bom ambiente num tradicional piquenique na relva. Por isso, no mínimo, foi um almoço diferente onde se partilharam toalhas e petiscos.
Quem não teve oportunidade ou achou que não valia a pena juntar-se a nós, resta-lhe ver estas fotografias e conter a inveja! :-P






















quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gincana Infantil «Conquista o Castelo em Bicicleta»

A gincana em bicicleta que preparámos para o Piquenique da Bicicletada, encheu a manhã de diversão com uma pitadinha de competição.
A partir das 10 horas montámos o "estaminé" e, num exemplo de cooperação e auto-organização, quem apareceu fez acontecer a festa. Adultos e crianças, lançámos mãos à obra.
A Junta de Freguesia colaborou também na logística desta actividade, não só equipando o recinto com uma casinha de brincar que "ancorou" a atenção das pessoas que passavam, como também cedendo uns quantos sinais de trânsito que utilizámos para definir o percurso da Gincana. Os sinais só foram conhecidos ali mesmo, por isso, as crianças que mais tarde participaram na Gincana, quiseram também colaborar nesta decisão.







A gincana era composta de um percurso circular, à volta do "castelo", pelos trilhos existentes, e por 3 provas-obstáculo. No início do percurso havia ainda que ziguezaguear entre 4 pinos de sinalização e depois era seguir as indicações dos sinais de trânsito. As provas eram supervisionadas por voluntários. Na imagem seguinte podem ver o esquema do jogo.



Algumas fotografias da prova:












E por fim, a entrega dos prémios!
Embora a prova não fosse competitiva, havia a ideia inicial de cronometrar as prestações bem como atribuir penalizações de tempo por cada prova-obstáculo não conseguida. Contudo, essa tarefa tornou-se impossível logo na primeira ronda. As lembranças a oferecer seriam equivalentes para todos os participantes, por isso a ideia inicial de que haveria vencedores serviu essencialmente para entusiasmar os miúdos, que levam estas coisas muito a sério.
No momento de entregar os brindes, contou-se uma história engraçada que concluía que afinal todos tinham ganho o 1º lugar!










Os brindes foram oferecidos por:
Junta de Freguesia de Santa Iria: bonés, bonecos, artigos de festa, águas;
X-trilhos, loja de bicicletas: blocos de notas;
Dan Cake, fábrica de bolos e bolachas: mochilas pretas, gorros de malha;
Sidul, fábrica de açucares: bonés;
Valorsul, empresa de tratamento de resíduos: esferográficas, brochuras sobre a reciclagem;
Obriverca, empresa de construção civil: blocos de notas, monografias, capas de arquivo;
Robbialac, fábrica de tintas: lápis de cor, bonés;
Câmara Municipal de Loures: bonés.
Em cima da mesa, publicações para oferta, entre as quais vários números da Revista Freebike, oferecidos pela própria Freebike e pela X-Trilhos.


Para terminar aqui ficam as fotografias de grupo:




fotografias: Célia Martins, Cristina Mendes, Maria do Costume, Paula Pico

sábado, 19 de maio de 2012

A propósito de crianças a andar de bicicleta nas ruas.

Sendo o único veículo que se pode conduzir sem uma licença especial e com menos de 16 anos (O Código da Estrada não especifica idades mínimas ou máximas para poder conduzir velocípedes.), deixo aqui a sugestão para que explorem mais a bicicleta como meio de transporte de casa para a escola, da escola para o local das actividades de tempos livres, etc. E para isso, partilho este documento (clicar na imagem ou link abaixo) para os professores e/ou associações de pais que estejam, desse lado, a ver a página da Bicicletada.

Baseado no Caderno de Educação Rodoviária 5 «Vem! Vamos aprender a circular de bicicleta na rua», este caderno foi elaborado pela prof.ª Alexandra Peixoto para os alunos dos 2º e 3º ciclos de uma escola nacional (E.B. 2/3 de São Roque) e constitui um interessante e completo manual teórico-prático, com exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos, sobre como circular de bicicleta na via pública.

E para aqueles que acham que há demasiado tráfego automóvel para ir de bicicleta para a escola, lembrem-se disto:

cartoon: yehudamoon.com | trad.: jornalpedal.tumblr.com



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bike Polo no Piquenique da Bicicletada

Partilhamos aqui um excerto do torneio shuffle de Bike Polo no campo de jogos da escola n.º 4 (escola dos lápis) de Santa Iria, inserido no programa do Piquenique da Bicicletada.
Entre os experientes jogadores que vieram de Lisboa fazer uma demosntração desta modalidade aqui na "aldeia" está a equipa dos Flibusteiros que irá representar Portugal no «Gold Canary Torneo Iberico» de Bike Polo que se realiza no próximo fim de semana, 19 e 20 de Maio, em Olot, Girona, Espanha.
Desde aqui lhes desejamos as melhores tacadas e o apuramento na UIBP para o torneio Europeu em Paris.




Piquenique da Bicicletada

No passado Domingo houve festa da bicicleta no Castelo de Pirescouxe.
Aconteceu o Piquenique da Bicicletada de Santa Iria que contou com diversas actividades no programa a partir das 10:00 e durante todo o dia.

A manhã foi animada pela Gincana Infantil em Bicicleta onde participaram crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos e de onde saíram alguns dos momentos mais divertidos do dia.
Ainda que tenha havido uma ligeira ameaça de um chuvisco tropical quando demos início às inscrições para a Gincana Infantil em Bicicleta, o dia foi quente e o sol, ainda que encoberto, fez-nos aquele "bronze à ciclista" que não vamos conseguir desfazer mais!!

Aguardamos algumas fotografias da manhã para descrever e ilustrar melhor esta prova.

Seguiu-se a hora do almoço e o verdadeiro Piquenique da Bicicletada encheu de cor e delícias gastronómicas o relvado do jardim. Tomámos as melhores sombras para estender mantas e toalhas e com a calma e paz características deste cenário, partilhámos o momento mais familiar, transversal em várias gerações, desta nossa festa.

Contar-vos-emos mais pormenores ilustrados com as fotografias, em breve.

Da parte da tarde, a partir das 15:00, decorreu a visita guiada ao "Castelo" de Pirescouxe e envolvente. Por volta das 16:00, sobrepondo um pouco a oferta, começaram as movimentações no campo de jogos da escola n.º 4 (Escola dos Lápis), para a demonstração/torneio de Bike Polo.

Visita Guiada ao Castelo












Bike Polo















O programa da festa do 1º aniversário da Bicicletada quis-se abrangente, diversificado, chamando ao movimento diversos públicos, interessados na bicicleta enquanto brinquedo, meio de transporte, ou máquina desportiva, mas também no património, na nossa freguesia e no nosso espaço público. Quem apareceu fez acontecer dando o melhor de si, provando que uma iniciativa de cidadãos animados por valores comuns pode resultar num interessante evento cultural aberto a todos. Tal como nos nossos passeios mensais, todos estavam convidados e puderam participar na nossa celebração.









A quem esteve no evento e tirou fotografias ou filmou alguma coisa, partilhe as imagens. Faça-nos chegar os ficheiros ou os links através do nosso email: bicicletada.stairia@gmail.com

Fotografias: Pedro Rocha