terça-feira, 28 de agosto de 2012

Regresso às aulas

Agosto está a terminar; os anúncios ao material escolar dos hipermercados não param de passar na televisão; os teus colegas estão de volta ao bairro... Não há dúvidas, as aulas vão recomeçar. O teu espírito vagueia entre a euforia de exibir o bronzeado e partilhar as aventuras das férias do verão com os amigos, e o aborrecimento de voltar à rotina das aulas e dos testes.
Bem, há uma coisa que podes fazer diferente este ano! A maneira como te deslocas para a escola.
Se vais a pé, podes ir mais rápido de bicicleta.
Se vais de autocarro, podes poupar umas coroas indo de bicicleta.
Se vais de lambreta, podes poupar gasolina indo de bicicleta.
Se vais no carro dos pais, podes ganhar a tua independência indo de bicicleta.

Os benefícios vão além da poupança económica, poupas o ambiente e cada pedalada também conta para a tua actividade física. Além disso transportares-te de bicicleta é divertido e social.
Junta-te com outros colegas que façam o mesmo percurso que tu, pois em grupo tornam-se mais visíveis no trânsito e podem ajudar-se uns aos outros. Adquire uma bicicleta adequada ao teu tamanho e às tuas necessidades de carga, cumpre as regras de trânsito básicas, sinaliza as tuas mudanças de direcção, torna-te visível (luzes à noite!) e está atento ao tráfego.
Posto isto, mantém-te calmo e continua a pedalar. ;-) Cada dia será melhor.



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

5ª Pedalada pelo Ambiente de Vila Franca de Xira

Estão abertas as inscrições para a 5ª Pedalada pelo Ambiente do concelho de Vila Franca de Xira. Um evento que acontece aqui perto de Santa Iria e, por isso, aproveitamos para partilhar e estender o convite a todos os que gostam de andar de bicicleta nas mais diversas modalidades.

No próximo dia 16 de setembro, o Município de Vila Franca de Xira em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho, irá realizar, no âmbito das comemorações do Dia Europeu sem Carros, a 5.ª Pedalada pelo Ambiente.
Esta iniciativa, na qual participaram, em 2011, cerca de 930 ciclistas, pretende fomentar práticas ambientais sustentáveis e saudáveis na população, com o recurso a modos de locomoção ecológicas, atravessando o concelho de Vila Franca de Xira, de bicicleta, numa distância aproximada de 21 km.

Não fique PARADO, venha pedalar connosco!

À semelhança do ano passado o local da concentração, às 9 horas da manhã, é junto à estação de comboios da Castanheira do Ribatejo. O percurso é por estrada da Castanheira do Ribatejo até à Quinta da Piedade na Póvoa de Santa Iria. Embora deva aguardar pelas indicações oficiais da organização, arriscamos adiantar que provavelmente a sua inscrição dá-lhe direito a efectuar gratuitamente as viagens de comboio para a estação da Castanheira, no início, ou da estação da Póvoa de Santa Iria no final.

As inscrições estão abertas até ao dia 13 de Setembro´12 para pessoas a partir dos 12 anos. Para mais informações sobre as condições de participação e outros requesitos, aceda a esta página Portal Alverca.

sábado, 11 de agosto de 2012

Bicicletada de Agosto -- mapa e foto

Cumpriu-se, no passado Domingo, a 17ª Bicicletada de Santa Iria com um grupo misto de 15 pessoas em 15 bicicletas que decidiram ir até Alverca (zona do Choupal), e voltar.


Podem ver o álbum completo de Pedro Rocha aqui, no facebok.


Mapa do percurso: Santa Iria -- Alverca (ida e volta), conforme registo de Bruno Miguel Almeida na aplicação Sports Tracker.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Estão convidados para a Bicicletada de Agosto

Mais um encontro mensal de utilizadores dos meios de transporte suaves/não poluentes! Como habitualmente no 1º Domingo --> 5 AGOSTO <-- às 10 horas junto ao Castelo de Pirescoxe.

Todos podem participar no passeio suave pela freguesia e/ou arredores. Basta aparecer com a sua bicicleta ou outro veículo a pedais, patinante ou atrelado a um veículo de tracção humana. A gosto do freguês!

O mais comum é a bicicleta e os percursos costumam ter 5 a 10 km. Porém o trajecto do passeio é decidido entre os participantes antes da partida, tendo atenção às crianças e "condutores" menos experientes ou com menor autonomia. A gosto do freguês!

Com isto demonstramos e promovemos a bicicleta como um meio de transporte útil, rápido, simples, eficaz, económico, ecológico e, por isto tudo, eficiente, na maioria das curtas distâncias que percorremos no nosso dia-a-dia.

Espalhem o convite! Tragam amigos, vizinhos, familiares! Apareçam!

Vejam aqui no blogue, as fotografias dos encontros anteriores para terem uma ideia deste evento que acontece todos os meses desde Abril de 2011!
Sigam-nos também no facebook e aceitem o convite no evento Bicicletada A Gosto.