quinta-feira, 20 de junho de 2013

Alleycat Race no Picnic da Bicicletada



Tomámos a liberdade de lhe chamar assim, Alleycat Race, como chamam lá fora às corridas baseadas no trabalho dos estafetas de bicicletas. Lá fora, em Nova Iorque ou mesmo em Lisboa, onde há avenidas cheias de automóveis para ultrapassar e semáforos para pular a ver quem é o primeiro a entregar a "encomenda" ou a recolher o "carimbo".
Tomámos a liberdade de lhe chamar assim em Santa Iria, onde praticamente não há semáforos, porque gostamos da liberdade.

Trata-se de uma corrida de orientação urbana na freguesia de Santa Iria de Azóia, para todos os tipos de bicicleta.
O objetivo da "corrida do gato vadio" é cumprir corretamente os pontos de controlo obrigatórios, assinalados num papel (manifesto) e espalhados pela freguesia, no menor tempo possível. Partem todos ao mesmo tempo com o típico "sprint" até às bicicletas. Cada corredor escolhe o percurso que achar melhor. A classificação será individual.
Há competição masculina e competição feminina. Há prémios catitas para os vencedores.

Inscrições no local às 15:00 (castelo de Pirescouxe).
A inscrição gratuita está sujeita a assinatura do Termo de Responsabilidade, por isso tragam o BI/CC. Também vai dar jeito ter onde transportar o manifesto (papel) e uma esferográfica.
APAREÇAM!

PRÉMIOS:
Brompton Portugal B - Cultura da Bicicleta Iridecor Publicidade Jornal Pedal Pris Audiovisuais Relógio D'Água Editores Tonik Health Club

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Bicicletada de Junho -- Dia da Criança

A próxima Massa Crítica / Bicicletada de Santa Iria será dia 2 de Junho, no fim de semana em que se celebra o Dia da Criança.

Sendo assim, as crianças que já saibam pedalar sozinhas (por 2 ou 3 km) ou que disponham de cadeirinha, reboque, atrelado, para ir na bicicleta de um adulto, estão especialmente convidadas.
Para que os mais pequenos possam acompanhar, poderemos fazer um pequeno passeio, dentro da freguesia.

... As motivações da Massa Crítica são variadas:
- promover a bicicleta como meio de transporte económico e ecológico,
- promover hábitos de exercício físico e vida saudável,
- conviver mais com os vizinhos,
- andar de bicicleta em grupo e/ou com os amigos,
- aprender mais sobre bicicletas,
- preservar o ambiente,
- defender o espaço público para as pessoas,
- gostar da cultura urbana ligada às bicicletas,
- etc., etc.
Por algum destes motivos ou outro qualquer que te faça gostar de andar de bicicleta, aparece e participa!

Para participar basta aparecer junto do castelo de Pirescouxe para a partida às 10 horas!

Adicionem os vossos amigos aos convidados do evento no facebook: AQUI.
Vamos fazer um grande desfile de crianças a pedalar. Rodinhas de apoio, triciclos, atrelados, cadeirinhas, patins, trotinetes, skates, pais a dar um empurrãozinho... vale tudo!
O percurso e a velocidade são em função dos participantes.


br>

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bicicletada de Maio -- Fotografias






















Bicicletada de Maio = Bicicletada da Mãe.
Participantes: 8
Percurso: Pirescoxe - Estacal - Eco Parque de São João da Talha - Vale Figueira - Pirescoxe.
Fotografias: Gonçalo Santos, João Lopes, Maria do Costume

segunda-feira, 6 de maio de 2013

PEDALAR EM SEGURANÇA



Quer utilizar a bicicleta como meio de transporte no dia a dia?
Participe neste workshop de formação em prevenção rodoviária para condutores de bicicletas e tome conhecimento de coisas importantes a colocar na cabeça para pedalar em segurança.
Este workshop pretende instruir o “novo” condutor para a realidade rodoviária que agora se lhe apresenta, sensibilizando-o com conhecimentos e automatismos específicos e para o tipo adequado de condução, no intuito de que assim possa usufruir com toda a segurança do seu novo meio de transporte ou simples veículo de lazer.
Apresentado por formadores experientes e credenciados da APER (Associação Portuguesa de Educação Rodoviária), o worshop decorre em sala num ambiente técnico evoluído, é preenchido com componentes teóricas de carácter abrangente, vocacionado para "encartados" e não "encartados" e projecta-se transversalmente na área da segurança.

INSCRIÇÕES ABERTAS
Enviar email com nome, localidade, contato para
bicicletada.stairia@gmail.com

domingo, 5 de maio de 2013

PICNIC do 2º aniversário da BICICLETADA


Cartaz PICNIC da Bicicletada 2013

Estão convidados!
Espalhem o convite entre os vossos amigos, vizinhos, familiares.

APAREÇAM e façam ACONTECER a festa que celebra dois anos do movimento Massa Crítica / Bicicletada em Santa Iria.

*** Sábado 18 Maio @ Casa da Cultura



15:00 - Workshop Pedalar em Segurança (pela APER - Associação Portuguesa de Educação Rodoviária)
⇒ inscrições grátis abertas: enviar email para bicicletada.stairia@gmail.com com nome, localidade, contato telefonico.


*** Domingo 19 Maio @ Castelo de Pirescoxe



10:00 - Gincana infantil «Conquista o Castelo em Bicicleta»
⇒ inscrições grátis no local p/ crianças 5-10 anos ⇒ Há prémios!
10:00 - CiclOficina Grátis

Almoço livre em formato piquenique (com assador)

15:00 - Visita Guiada ao Castelo de Pirescoxe (pela ADPAC - Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural )
16:00 - AlleyCat Race (prova de orientação urbana)
⇒ inscrições grátis no local ⇒ Há prémios!

APARECE & ACONTECE!

sábado, 27 de abril de 2013

26ª Bicicletada -- DIA DA MÃE

O 1º Domingo de Maio além de ser dia de Bicicletada de Sta Iria, como todos os primeiros Domingos de todos os meses, também é o Dia da Mãe.
Assim, a Bicicletada de Maio é também a Bicicletada da Mãe.
Mães e filhos estão especialmente convidados para esta bicicletada.

Domingo 5 de Maio, 10:00 junto ao Castelo de Pirescoxe
Apareçam!



sexta-feira, 12 de abril de 2013

25ª Bicicletada -- fotografias

Aqui vão algumas das centenas de fotografias feitas pelo Domingos Ferreira na Bicicletada de Abril.















































Podem ver mais fotografias na página do facebook (ligação na barra lateral).

quarta-feira, 10 de abril de 2013

25ª Bicicletada -- o percurso


Percurso: Pirescoxe - Santa Iria - Monjões - Salvação - Bragadas - Quinta da Piedade (Póvoa de Sta Iria)
Participantes: 18


Após semanas inteiras de chuva intensa, Abril, que é popularmente conhecido pelas suas águas mil, deu uma aberta de bom tempo para a 25ª Bicicletada de Santa Iria sair às ruas da freguesia.
Saindo do habitual largo do castelo de Pirescoxe, seguimos rumo ao centro de Santa Iria passando pelas ruas de Angola, Francisco Xavier e Avenida de Santa Iria até ao nó de acesso à autoestrada. Fazendo essa mega-rotunda, saímos em direção ao bairro dos Monjões que ainda pertence à freguesia de Sta Iria. Esta zona foi sempre a subir mas como a Bicicletada não é uma corrida, houve quem desse um empurrãozinho ao parceiro e quem subisse a pé.
Pedalámos as ruas (miseráveis) dos bairros de génese ilegal dos Monjões e da Salvação até ao Miradouro da serra que dá para o vale de Vialonga. Afinal a bicicletada também é cicloturismo. ;-)
Daí seguimos pelo bairro das Bragadas, que pertence á freguesia da Póvoa de Santa Iria e terminámos o percurso na Quinta da Piedade. No fim o grupo dispersou para os seus destinos. Alguns partiram em direção a Lisboa pela EN10, a grande maioria fez o percurso de volta até Santa Iria, alguns destes ainda regressaram até ao ponto de partida no Castelo de Pirescoxe.

sábado, 16 de março de 2013

Há lugar para ti na Bicicletada!

Não importa se tens 8 ou 80 anos.
Não importa se andas de bicicleta desde pequenino ou se aprendeste com os teus netos.
Não importa se a tua bicicleta tem duas, três ou quatro rodas.
Não importa se a tua roda é mais pequena ou maior que a minha.
Não importa se usas ou não capacete.
Não importa como te vestes para pedalar.
Não importa se a tua bicicleta tem muitos carretos de mudanças ou carreto fixo.
Não importa se pedalas muitos quilometros ou se não sais da tua rua.
Não importa se a tua bicicleta é gorda, magra, baixa, alta, verde, amarela, ou às bolinhas.
Se gostas de andar de bicicleta, há lugar para ti na Bicicletada!

quinta-feira, 14 de março de 2013

24ª Bicicletada -- as fotografias

Mais algumas imagens da Bicicletada deste mês, a começar pelas fotos do grupo.











Pedalando...




















Parando à espera ou a ver a paisagem...


















Caminhando...










Pedalando de volta...












Estacionando as bicicletas no novo "Bike Parking"...










Dia 7 de Abril há mais!

Fotos: mariadocostume