sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nota de abertura

Olá a todos!

Este blogspot servirá de ponto de encontro, divulgação e reportagem, da Bicicletada/Massa Crítica de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures.

Santa Iria da Azóia é uma freguesia na periferia de Lisboa, com 7,17 km² de área e 17 571 habitantes (2001). Inclui os sítios de Pirescoxe, Portela da Azóia, Santa Iria de Azóia, Via Rara, e ainda o Bairro da Covina (Companhia Vidreira Nacional). Faz fronteira com as freguesias de São João da Talha, em Loures, e com as da Póvoa de Santa Iria e de Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira.

A ideia de fazer uma bicicletada nos subúrbios da capital parece fazer todo o sentido, na medida em que é de lá que saem, todos os dias, milhares de automóveis para o centro da cidade. Além disso, localmente, os moradores sentem-se altamente dependentes do automóvel para as suas deslocações diárias às Escolas, aos Correios, aos Bancos, ao Café, ao Campo da Bola, à Igreja, à Piscina, à Farmácia, aos Supermercados, à Estação de Combóios... Tudo parece ficar irremediávelmente longe da "ilha" onde moram lá nos confins do bairro.

Não é só porque é giro, ecológico e está na moda, é também porque utilizar a bicicleta como transporte é económico. Ir ao café da esquina ou para a escola, ir ao supermercado ou para a estação de combóio, são pequenas deslocações de onde podemos tirar o automóvel, mais não seja nos meses de Primavera e Verão; pequenas distâncias que se fazem a pé ou de bicicleta, poupando até na mensalidade do ginásio.

À primeira vista, Santa Iria, dada a sua topografia bastante "dobrada", não parece muito ciclável, mas a Bicicletada vai sair às ruas e torná-las, pela força da massa, mais bike friendly.

Convencionalmente as Bicicletadas acontecem, em todo o mundo, sempre na última sexta-feira do mês, ao fim da tarde. Contudo nós vamos contornar um bocadinho a convenção e começar no 1º Domingo do mês, de manhã! Se correr bem, repetimos nos meses seguintes.

Venham os ciclistas de estrada com as suas bicicletas elegantes! Venham os duros do down hill com as suas suspensões integrais! Venham os chiques com as suas pasteleiras holandesas! Venham os urbanos com as suas dobráveis topo de gama! Venham os habilidosos do free style com as suas BMX e com as suas Fixies! Venham as meninas com os seus cestinhos no guiador! Venham os todo o terreno com as suas bicicletas de montanha! Venham os que não se resignam com os seus triciclos! Venham os que pedalam todos os dias e os que só ciclam nas férias! A bicicletada é de todos e a rua também! :-)

Tira a bicicleta da varanda, vem ver como ela anda!
Usa a tua energia na bicicletada de Sta Iria!


Sem comentários:

Enviar um comentário