domingo, 1 de maio de 2011

Bicicletada de Maio - o livro de bordo

O 1º Domingo de Maio encheu-se de sol e afastou a trovoada e as tempestades da semana passada para, coincidentemente, festejar o Dia do Trabalhador, o Dia da Mãe e a Bicicletada de Santa Iria!

O encontro, marcado agora e para diante, no Castelo de Pirescoxe, contou com 24 participantes (houve entradas e saídas ao longo do percurso...), pessoas e bicicletas com idades e características muito diferentes, a maioria a participar pela 1ª vez. Crianças que acabaram de passar os 10 e adultos que já passaram os 50; uns atletas veteranos e outros simples utilizadores da bicicleta na cidade; bicicletas com mais de 25, umas que não viam o sol há 10 e outras acabadas de sair da fábrica; umas com dezenas de mudanças e componentes "xpto", umas dobráveis e outras pasteleiras "single-speed"!

Provando a cada volta da pedaleira que Santa Iria, apesar de localizada nas encostas de uma serra, é ciclável, a Bicicletada de Maio foi uma verdadeira festa dos transportes suaves, da ecologia e da actividade física.
Pelas ruas ainda nos cruzámos com outros ciclistas (não atletas) por diversas vezes! Será interessante ter material de divulgação (panfletos) para distribuir aos "curiosos" da próxima vez - por exemplo, áquele senhor que "sempre" que nos vê passar diz - "Também quero participar! Ninguém me avisou! Quando é a próxima?!"...

Enquanto coincidência auto-organizada, a camaradagem entre os participantes começou bem e mostrou-se construtiva logo desde a concentração inícial com os "veteranos" a expôr recomendações e esclarecimentos aos "novos participantes". Ao longo do percurso, que começou por ser apenas uma ideia de ir até ao Eco-Parque de São João da Talha e voltar, todos participaram na definição do caminho mais ciclável conforme o conhecimento que tinham das ruas de cada bairro.

De salientar que, desta vez, fomos pomposamente recebidos com música e festa no Eco-Parque de São joão da Talha! Na verdade foi a animação, cultural e desportiva, que habitualmente ali acontece todos os Domingos, mas neste em especial ambientou o nosso desfile com uma enérgica banda sonora!
De entre os participantes, podemos destacar aqueles que vieram de mais longe propositadamente para a bicicletada: um senhor, natural de Santa Iria, mas residente em Santiago do Cacém, que voltou à terra natal para pedalar, e dois jovens habituais da Massa Crítica de Lisboa, um vindo do centro histórico e outro de Odivelas.

É este o espírito!


.

Sem comentários:

Enviar um comentário