quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estás convidado!

Estás convidado a participar na 3ª Bicicletada de Santa Iria!

O QUE É UMA BICICLETADA? - perguntas tu.
Uma bicicletada é um passeio em meio urbano utilizando meios de transporte suaves (não poluentes, não motorizados, sem combustão). Estes eventos também são chamados de Massa Crítica pois além das bicicletas (que dão nome à passeata) também podem e devem ser utilizados outros equipamentos como patins, skate, trotinete, triciclos, rolamentos, etc.

E PARA QUE SERVE? - perguntas ainda.
A bicicletada é um festejo, uma celebração da bicicleta como meio de transporte, a sua função primordial, e uma reinvindicação dos direitos do velocípede e da partilha da rua. Serve para festejar e demonstrar as suas capacidades e vantagens como meio de transporte eficiente e ecológico. A bicicleta pode substituir o automóvel na maioria das pequenas deslocações que fazemos diariamente, reduzindo a dependência dos combustíveis (poupa dinheiro e o ambiente). Além de nos transportar a nós, uma bicicleta equipada com acessórios de carga, pode transportar mochilas, sacos de compras, animais de estimação ou várias pessoas. A bicicleta é útil!

O PERCURSO É MUITO DIFÍCIL? - perguntas também tu.
O percurso da bicicletada é, regra geral, decidido no próprio dia, antes da partida, entre os participantes presentes, considerando as características da massa humana e dos seus meios de transporte suaves.
O percurso desenvolve-se em meio urbano, nas ruas e estradas cicláveis e de acordo com as regras de trânsito. Não se trata de uma competição, pelo que pedalamos todos juntos (formando um pelotão compacto) à velocidade do mais lento. Isto aumenta a segurança do grupo e de cada um. O percurso deve ser praticável por qualquer pessoa, com qualquer bicicleta.

MAS POSSO ANDAR DE BICICLETA NA ESTRADA COM OS CARROS E SEM CAPACETE? - perguntas ainda.
Sim. A bicicleta é aquela acoisa a que se chama velocípede no Código da Estrada (CE). Se não tens carta de condução, e nunca ouviste falar disso, também podes andar de bicicleta na rua/estrada (dentro das localidades e nas estradas municipais). O CE NÃO IMPÕE licença de condução nem a utilização de equipamento pessoal de protecção (capacete, luvas, joelheiras, carapaças, roupa especial) para condução de velocípedes (deves optar por usar aquilo que te oferecer mais segurança e confiança de acordo com a tua experiência e conhecimento).
Na bicicletada participam sempre ciclistas com experiência na condução em estrada ou meio urbano, por isso, esta é também uma boa oportunidade para aprender e perder o receio de circular nas rodovias.
A bicicletada não empata o trânsito, a bicicletada é trânsito.

E QUEM É QUE MANDA NA BICICLETADA? - perguntas por fim.
Ninguém. A bicicletada é uma "coincidência organizada", quer dizer que a participação é uma decisão individual mas coincidente. Não se assumem líderes nem organizadores. Enquadra-se, enquanto evento rodoviário, no mesmo tipo de "cortejo" que acontece no fim de um casamento ou de um jogo de futebol, em que os participantes circulam em massa, "engarrafados", e tocando buzinas. A bicicletada não carece, por isso, de qualquer autorização especial.

AH! MAS A BICICLETADA DE JUNHO VAI SER NO DIA DAS ELEIÇÕES! PODE SER CONSIDERADA UMA MANIFESTAÇÃO? - perguntas tu muito bem.
Não. A bicicletada é uma celebração. Não pode ser considerada uma manifestação social, sindical ou política de qualquer espécie. Enquanto "coincidência organizada" a bicicletada nunca é desmarcada, sendo sempre realizada por quem aparece.
Aproveita para deixar o carro em casa e vai votar de bicicleta.

EU QUERO PARTICPAR! ONDE NOS ENCONTRAMOS? - decides tu, e decides muito bem!
Domingo, dia 5 de Junho. Concentração às 10h junto ao Castelo de Pirescoxe, em Santa Iria de Azóia.


PARTICIPA!
Basta aparecer e trazer bicicleta ou outra cena a pedais, mas gostamos quando confirmas a tua presença no evento do facebook.

Anda de bicicleta todos os dias, festeja uma vez por mês! Torna-te fã da Bicicletada de Santa Iria em facebook.com/bicicletada.santairia

Sem comentários:

Enviar um comentário