segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bicicletada de Agosto - diário de bordo

A Bicicletada é já um acontecimento! :-)
Há quem apareça sempre sem nenhuma falta, há quem apareça quase sempre e há sempre quem aparece pela primeira vez.
Embora Agosto seja um mês tradicionalmente para férias, ainda participaram doze (12) bicicletas com "pedaleiros" de todas as idades.
Alguns participaram pela 1ª vez -- que se espera seja a 1ª de muitas -- e três dos participantes pedalaram desde Lisboa -- partiram cerca das 8h30 do Cais das Colunas -- para esticar as pernas e integrar a Bicicletada de Sta Iria.

O percurso, que deu a volta à freguesia, começou por sair do Castelo de Pirescoxe em direcção à Portela da Azóia e regressar para seguir depois em direcção à Via Rara e voltar. Fizemos algumas paragens -- umas mais técnicas (beber água e descansar depois das subidas mais íngremes, etc.) e outras mais turísticas (oliveira milenar, parque urbano Via Rara, etc.) -- e a pedalada correu lindamente e com elevado nível de entusiasmo.

A Volta a Santa Iria até teve uma espécie de prémio de montanha na Rua dos Vencedores, Bairro do Cativo. Já passámos por este bairro em bicicletadas anteriores mas evitámos sempre subir totalmente por esta rua. Desta vez enfrentámo-la de baixo a alto a fazer jus à toponímia.
Como a bicicletada não é uma corrida, há esta regra de bom senso: depois de uma subida ingreme espera-se para reagrupar o pelotão.

Outra coisa boa digna de registo foi o facto de não termos ouvido nenhuma apitadela, mesmo quando se formou uma fila de automóveis atrás de nós. É bonito ver os automobilistas respeitarem a nossa velocidade. A bicicletada não atrapalha o trânsito, a bicicletada é (paz no) trânsito!











Ligue-se à Bicicletada no facebook para ficar sempre a par das pedaladas :-)


Sem comentários:

Enviar um comentário