quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Temáticas para as bicicletadas:
Regresso às aulas e ao emprego!

Inevitavelmente vamos começar a repetir ruas - apesar de Santa Iria ser muito grande, as suas pendentes não nos deixam pedalar em todo o lado -, por isso, uma maneira de contornar a "monotonia" é criar temas em algumas edições.

Em Outubro parece-me interessante fazer a Bicicletada do Regresso às Aulas e passar pelas diversas escolas da freguesia. Embora a maioria das escolas de Santa Iria sejam do ensino Primário (mas temos sempre crianças com menos de 10 anos nas bicicletadas), também há as do Básico até ao 9º ano e os colégios, com alunos em faixas etárias mais altas.


imagem: Vancouver Area Cycling Coalition, via stthomasmorecollegiate.ca



Quando andamos diariamente de bicicleta, mais do que a ver os boletins meteorológicos, percebemos que chove muito menos tempo do que pensamos.

Se nos meses secos, da Primavera e do Verão, conseguirmos ir para a escola de bicicleta não estamos só a poupar combustível no pópó do papá, não estamos só a poupar uns trocos no passe da Rodoviária, não estamos só a poupar o ambiente e a ser verdinhos, não estamos só a queimar umas calorias e a ganhar resistência física, não estamos só a divertirmo-nos, não estamos só a deslocarmo-nos mais depressa do que ir a pé, não estamos só a habituar os automobilistas a partilhar a estrada e a reduzir a velocidade dentro das localidades, não estamos só a reduzir o número de automóveis à porta da escola nas horas de entrada e saída, não estamos só a ser cool e destemidos, não estamos só a ser mais responsáveis e capazes, não estamos só a conhecer melhor o bairro, não estamos só a aprender umas coisas sobre segurança rodoviária, não estamos só a dar um bom exemplo, não estamos só a aumentar a nossa mobilidade, não estamos só a desenvolver as nossas capacidades cognitivas e a aumentar os nossos níveis de concentração. Estamos também a aumentar a nossa liberdade e a melhorar a nossa qualidade de vida e a dos outros, em todos aqueles aspectos.

E há lá coisa mais desejada pelos adolescentes do que aumentar o grau de independência?!

Têm participado diversas crianças na Bicicletada de Santa Iria. Para elas não é só uma coisa divertida, uma aventura com os adultos. Ao circular de bicicleta em grupo, agimos como um todo, protegemo-nos e orientamo-nos uns aos outros, seguimos em "equipa" o que não acontece em vez alguma quando circulamos individualizados e fortificados dentro de um automóvel. Por isso, a Bicicletada, a par com a reinvindicação dos direitos de circulação de velocípedes na estrada, também transmite princípios de segurança e comportamento adequado a um ciclista urbano.

Aproveite para ler também este artigo do jornal inglês Guardian que lhe dá umas pistas de como pôr as crianças a pedalar para a escola.


imagem: tredzblog.co.uk


Outro tema que seria interessante concretizar é a Bicicletada dos Executivos. Realizada já em diversas cidades, incluindo portuguesas, e chamada assim porque se incentiva os participantes a vestirem-se como se trabalhassem nalguma agência bancária, no concelho de administração de alguma empresa, ou fossem ministros de alguma pasta... que, em vez de arrancarem nos seus carros negros de alta cilindrada, decidiram deslocar-se para os seus locais de trabalho utilizando a bicicleta como meio de transporte.


imagem: apocalipsemotorizado.files.wordpress.com


Naturalmente pode alargar-se o tema a "pedalar para o trabalho" e incentivar os participantes a vestirem-se como habitualmente vão trabalhar, ou a vestirem as suas fardas de serviço -- o que seria muito mais giro!!

Existe uma teoria do "cycling chic" que diz que a probabilidade de conflito com automobilistas na estrada é reduzida quando vamos bem vestidos, de fato e gravata, de saia e casaco, com a pasta dos documentos no alforges... Diz nessa teoria que ninguém quer correr o risco de estar a "atropelar" uma pessoa importante. Bem, eu penso que tem que ver com aquele espírito muito português do «Oh meu amigo, eu estou a trabalhar!». Quando se diz isto parece que se legitima tudo. Naturalmente, se o ciclista estiver com a farda dos correios, com o chapéu de padeiro, com o "fato-macaco", com a farda da polícia, é capaz de receber mais atenção e tolerância por parte dos condutores dos motorizados.
Então, quando vamos de bicicleta na estrada e alguém, dentro de um carro, acha que não temos o direito de ir ali, responder (ou mostrar que) «Oh meu amigo, eu estou a trabalhar!» pode ser muito eficaz!

É verdade que a Bicicletada de Santa Iria acontece ao Domingo de manhã e, daí, ainda vão pensar que tanta gente tão bem vestida, nas suas bicicletas só pode ir ou vir de algum casamento... Mas não fará mal! Também é verdade que há muita gente a trabalhar ao Domingo e de fato e gravata. Por isso, vamos lá!
Em meses como Novembro, Fevereiro ou Março, por já estar mais fresquinho, parece ser, uma boa altura para realizar a Bicicletada dos Executivos.




imagem: cartaz de Laura Sobenes, via bikehype.net


Digam o que vos parece. Participem disto!

Sem comentários:

Enviar um comentário