sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Exposição no Castelo de Pirescoxe

Não tem nada que ver com bicicletas ou mobilidade urbana ou ambiente... mas acontece no Castelo de Pirescoxe, que é o ponto de encontro da Bicicletada de Santa Iria e, só por isso, cá vai a divulgação.


EXPOSIÇÃO: "Solidus#2", de Paulo Canilhas
Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe



No ano em que se comemora o 10.º aniversário da requalificação do Castelo de Pirescouxe, a Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe tem o prazer de acolher e apresentar uma nova exposição de artes plásticas, desta feita do conceituado artista português Paulo Canilhas.

Esta mostra, intitulada “Solidus #2”, assenta na temática “Solidariedade”, um conceito muito em voga mas que, na realidade, não passa muitas vezes para além do pronunciar da própria palavra.

Seremos solidários o quanto baste? É a solidariedade um sentimento incorrupto? Quantas vezes a falsa solidariedade não serve apenas os intentos de empresas ou particulares que a pretexto de (...) enriquecem à custa de solidários distraídos?

A resposta a todas estas questões está em cada um de nós. Não se deveria destruir um sentimento tão importante à nossa existência, não devia ser possível jogar com este conceito, o conceito de entreajuda entre seres da mesma espécie.

SOLIDUS está na origem da palavra que agora, mais do que nunca, necessita ser reforçada e acarinhada por todos, SOLIDUS está na origem de SOLIDARIEDADE.





Horário:

- Terça a Domingo das 10h às 12h e das 13h às 19h
- Encerra à Segunda-feira e Feriados


Esta exposição está patente ao público desde o dia 17 de Setembro e permanecerá até 31 de Dezembro de 2011.
Desde já aqui fica a sugestão para juntar a um programa cultural de fim de semana.



Sobre o autor: Paulo Jorge Pinto Canilhas

Em 89, com o apoio do Professor/Escultor António Júlio e em conjunto
com colegas das artes forma o "Núcleo de Artes Plásticas do Laranjeiro" (NAP) cuja abordagem temática se centrava nas capacidades artísticas dos seus elementos resultando daí uma série de mostras bastantes interessantes e catapultadoras para aquilo que é actualmente o seu trabalho artístico.
Desenvolve a actividade artística sempre no sentido de encontrar a sua própria corrente e a sua própria imagem, tendo por norma e principal objectivo comunicar com quem vê o seu trabalho. Artista multidisciplinar, os seus campos de expressão desenvolvem-se nas áreas da pintura, desenho, instalações e digital.

O seu processo de trabalho, automático, não é estudado nem planeado. Tomando como exemplo as séries em chapa, todo este trabalho resulta do manuseamento do material, da sua resistência à torção e impacto, da sua acomodação à base de suporte, da sua capacidade de brilhar ou mesmo cortar. É a matéria que manda no artista. Raramente inicia um trabalho isolado, preferindo sempre trabalhar em séries que vai desenvolvendo em conjunto formando "famílias" artísticas com laços bastante fortes entre si.
(fonte: galeriaaberta.com)


___________________________________
fotografia: Paulo Canavilhas, exposição SOLIDUS na Galeria Municipal de Abrantes, 2011, in sir4you.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário