domingo, 13 de novembro de 2011

Bicicletada de Novembro

Este mês (Domingo dia 6 de Novembro) fomos até ao Forte da Casa, precisamente até às ruínas da fortaleza da linha defensiva de Torres Vedras que dá nome a esta vila de carácter urbano e com cerca de 12600 habitantes. O Forte da Casa (Concelho de Vila Franca de Xira), deve o seu nome à existência de vestígios das fortificações militares construídas entre 1810 e 1811 afim de fazer face às invasões francesas.

O Centro Interpretativo do Forte da Casa foi inaugurado há um ano (4/11/2010) no âmbito da Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras e nas Comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular.

Como podem adivinhar... o Forte fica num alto e quase é preciso vencer um prémio de montanha para lá chegar! Infelizmente já não tem a vista desimpedida para as lezírias e os mouchões do Tejo, como provavelmente teria quando defendia o território.

Participaram 25 pessoas, cada uma com a sua bicicleta. Como já vai sendo costume alguns pedalaram desde Lisboa (outros trouxeram o carro...) e, desta vez, até veio uma pessoa dos Açores! :-) Não de propósito, mas alguém que se encontra temporariamente na Bobadela e não quis deixar de participar na Bicicletada de Santa Iria!

Se ainda não nso acompanha no facebook poderá ainda não ter visto nada do que vamos mostrar: o mapa do percurso com cerca de 12,6 km e fotografias do passeio.


7 Clicar para aumentar.

ALGUMAS FOTOGRAFIAS DO PASSEIO













Sem comentários:

Enviar um comentário