terça-feira, 10 de janeiro de 2012

10ª Bicicletada de Santa Iria -- fotografias de Pedro Rocha

Este mês pedalámos até Alverca -- uma cidade, do concelho de Vila Franca de Xira, que (ainda) não tem Massa Crítica/Bicicletada, mas onde se vê sempre bicicletas a rolar.

Partimos 17 pessoas desde o Castelo de Pirescoxe e logo a seguir mais dois participantes (duas bicicletas) se juntaram a nós -- contabilizámos 19 participantes. Durante o percurso, outras pessoas a pedalar ainda nos acompanharam durante alguns troços -- não estou a contar com a quantidade de ciclistas a treinar na estrada com que nos cruzámos.

O percurso foi decidido antes da partida, entre as pessoas presentes.
Gostaria de reforçar este ponto. Os percursos são decididos de acordo com as características dos participantes e das suas bicicletas, conforme as sugestões que cada um faz antes da partida. Como no grupo deste mês não havia crianças pequenas nem ninguém muito inexperiente na bicicleta, alguém sugeriu ir até Alverca e o grupo aceitou.
Os percursos não têm que ser necessáriamente circulares, ou seja, com chegada no ponto de partida. Aliás, no regresso de Alverca, o pessoal foi dispersando em direcção aos seus destinos Houve quem regressasse a Pirescoxe, mas também quem ficasse pelo Forte da Casa ou seguisse pela EN10 para Lisboa. De resto, esta dispersão no regresso, ou mesmo a entrada de elementos a meio do passeio, tem acontecido e faz parte da espontaneidade e liberdade da Bicicletada de Santa Iria.

O Pedro Rocha faz sempre umas extensivas coberturas fotográficas do evento. Aqui ficam algumas das fotografias do álbum que ele já publicou no facebook.






























Sem comentários:

Enviar um comentário