quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gincana Infantil «Conquista o Castelo em Bicicleta»

A gincana em bicicleta que preparámos para o Piquenique da Bicicletada, encheu a manhã de diversão com uma pitadinha de competição.
A partir das 10 horas montámos o "estaminé" e, num exemplo de cooperação e auto-organização, quem apareceu fez acontecer a festa. Adultos e crianças, lançámos mãos à obra.
A Junta de Freguesia colaborou também na logística desta actividade, não só equipando o recinto com uma casinha de brincar que "ancorou" a atenção das pessoas que passavam, como também cedendo uns quantos sinais de trânsito que utilizámos para definir o percurso da Gincana. Os sinais só foram conhecidos ali mesmo, por isso, as crianças que mais tarde participaram na Gincana, quiseram também colaborar nesta decisão.







A gincana era composta de um percurso circular, à volta do "castelo", pelos trilhos existentes, e por 3 provas-obstáculo. No início do percurso havia ainda que ziguezaguear entre 4 pinos de sinalização e depois era seguir as indicações dos sinais de trânsito. As provas eram supervisionadas por voluntários. Na imagem seguinte podem ver o esquema do jogo.



Algumas fotografias da prova:












E por fim, a entrega dos prémios!
Embora a prova não fosse competitiva, havia a ideia inicial de cronometrar as prestações bem como atribuir penalizações de tempo por cada prova-obstáculo não conseguida. Contudo, essa tarefa tornou-se impossível logo na primeira ronda. As lembranças a oferecer seriam equivalentes para todos os participantes, por isso a ideia inicial de que haveria vencedores serviu essencialmente para entusiasmar os miúdos, que levam estas coisas muito a sério.
No momento de entregar os brindes, contou-se uma história engraçada que concluía que afinal todos tinham ganho o 1º lugar!










Os brindes foram oferecidos por:
Junta de Freguesia de Santa Iria: bonés, bonecos, artigos de festa, águas;
X-trilhos, loja de bicicletas: blocos de notas;
Dan Cake, fábrica de bolos e bolachas: mochilas pretas, gorros de malha;
Sidul, fábrica de açucares: bonés;
Valorsul, empresa de tratamento de resíduos: esferográficas, brochuras sobre a reciclagem;
Obriverca, empresa de construção civil: blocos de notas, monografias, capas de arquivo;
Robbialac, fábrica de tintas: lápis de cor, bonés;
Câmara Municipal de Loures: bonés.
Em cima da mesa, publicações para oferta, entre as quais vários números da Revista Freebike, oferecidos pela própria Freebike e pela X-Trilhos.


Para terminar aqui ficam as fotografias de grupo:




fotografias: Célia Martins, Cristina Mendes, Maria do Costume, Paula Pico

Sem comentários:

Enviar um comentário