sábado, 9 de abril de 2011

Eco Parque de São João da Talha
- Ida e Volta


Clicar para aumentar. Mapa e perfil altimétrico do percurso.

Olá a todos!

Sem qualquer tipo de vínculo, apresento uma ideia de percurso que parte do Castelo de Pirescoxe, vai até ao Eco Parque de S. J. Talha e regressa a Santa Iria para terminar no Jardim Ary dos Santos.

Totaliza uns 7 kilometros nem sempre "bike-friendly". Há algumas subidas que não se fazem sem algum esforço, e pelo menos uma subida, de alguns metros, que só se faz a pé (R. da Circunvalação, Estacal Novo)! A isto acresce o mau estado do piso da rua/estrada de Vale Figueira (R. Alfredo Vitorino Costa).

Este artigo serve então para base de discussão sobre uma hipótese de percurso para uma bicicletada, a de Maio ou outra. O Eco Parque é, só por si, um bom "spot" e descobrir um percurso ciclável até lá, é, só por si, um interessante objectivo.

Digam coisas.

4 comentários:

  1. gostei muito do blog, tem um bom lettering e boas cores, a imagem de undo tambem ta fixe. Este percuro tambem nao me parece muito dificil, apesar de ter umas certas subidas nao me parecem muito longas, ate porque o percurso tamebm nao e muito longo, acho que e uma boa opçao.

    ResponderEliminar
  2. Neste percurso há apenas duas subidas realmente preocupantes. Ambas na fronteira entre Santa Iria e São joão, que parece ser feita naturalmente por uma qualquer linha de água que ali atravessa, formando um vace bastante fundo de margens com declive muito acentuado.
    No sentido deste percurso, a primeira é na passagem da Portela da Azóia para Vale Figueira - eu esta ainda consegui fazer de bicicleta -, e a segunda é na R. da Circunvalação a entrar no Estacal Novo - essa é impraticável, tive mesmo que apear e levar a bicla na mão. De facto estas subidas não são extensas. Não há problema nenhum em levar a bicicleta por meia dúzia de metros quando ela nos carrega os outros 7 kms! ehehe
    É assim, Sta Iria é na serra! Não há hipótese! Mas não é por isso que se vai desistir de ciclar! ;)

    ResponderEliminar
  3. Esta iniciativa é de louvar e tenho pena de não ter podido ir à 1ª bicicletada, por isso gostava de ir a esta proxima. Quanto a este percurso gostei da ideia e quanto às 2 subidas penso que não faz mal desmontar da bicicleta e empurrá-la durantes uns minutos, até faz bem para esticar as pernas.
    Quero apenas deixar uma sugestão, para que façam sempre a partida e a chegada no mesmo local, pois alguns como eu podem levar as bicicletas no carro até a zona da partida pois na volta as pernas já pesam muito para chegar a casa e o carro assim já ajuda.

    ResponderEliminar
  4. Olá Jorge Costa!
    Em princípio, mais metro, menos metro, a Bicicletada, por ser de Santa Iria, há-de começar e acabar na freguesia, sendo inevitável (e interessante) pedalar de vez em quando até às localidades vizinhas. Esta sugestão de percurso, parte do Castelo de Pirescoxe vai até ao Eco Parque de São João da Talha e depois volta até ao Castelo novamente. Sugere-se pedalar mais um pouco depois, mas isso também depende onde é que o pelotão tenha mais interesse em ir...

    ResponderEliminar