terça-feira, 6 de dezembro de 2011

9ª Bicicletada -- o percurso

O percurso da Bicicletada de Dezembro de 2011 foi um bocado atribulado no inicio.

Primeiro sugeriu-se uma volta pelo centro da vila para intersectar a Caminhada que decorria ao mesmo tempo. Após uma troca de informações, soubemos que os caminheiros se aproximavam da Oliveira Milenar e pedalámos até lá cruzando-nos com eles.

Daí, seguimos em direcção ao centro de Santa Iria, pela parte baixa e demos um saltinho à Via Rara. Não havia qualquer local como objectivo onde chegar, a ideia inicial era não sair de Santa Iria.
Porém, ali na Via Rara apareceu a sugestão para ir até ao Eco Parque de São João da Talha, já que o grupo estava a andar bem. Só que a volta foi feita pela parte de cima da vila e surgiram alguns aborrecimentos com as subidas (inesperadas?) e desentendimentos quanto às opções de trajecto. No debate, alguém propôs pedalar até Sacavém e foi combinado seguir pelo interior dos bairros e regressar pela Estrada Nacional 10.

Fizemos uma breve paragem no Eco Parque de São João da Talha e voltou a questionar-se o grupo se era para seguir mesmo até Sacavém ou não.
Seguimos mesmo até Sacavém e não se colocou mais isso em causa. Em Sacavém, ainda cheios de vontade de seguir viagem, virámos para os lados da foz do rio Trancão e fomos até ao Skate Park do Park das Nações, localizado praticamente sob a ponte Vasco da Gama, junto ao rio Tejo.
Como havia, pelo menos, dois participantes com bicicletas de Down Hill / Dirt Jump, ainda aproveitaram para dar uns saltos e fazer umas "ondas".

No regresso, junto à ponte do rio Trancão voltámos a cruzar-nos com a Caminhada (que terminava ali em Sacavém). Havia dezenas e dezenas de caminheiros a sair do trilho do rio! Nós eramos só dez ciclistas, cada um na sua bicicleta, e seguimos caminho, estrada fora até Santa Iria.
O regresso pela EN10 correu sem qualquer problema. Há imensos ciclistas naquela estrada ao fim de semana. Passámos por diversos grupos de treino aos mais diversos níveis, incluindo um compacto e veloz pelotão de estradistas concentradíssimos. Aqueles que vinham no nosso sentido não tiveram outro remédio senão ultrapassar o nosso pelotão que seguia pastelando estrada fora. Pedalavamos na conversa, embora chegados à berma, quase sempre a par e dentro da faixa de rodagem. Ninguém nos buzinou! Confirma-se: a EN10 é o paraíso dos ciclistas!

A subida da nacional 10 para Santa Iria foi feita pela Avenida de Santa Iria e do centro da freguesia, seguimos via Bairro do Cativo até ao Castelo de Pirescoxe. Eram cerca das 13 horas. Fizéramos quase 24 km. Para passeio de Domingo não esteve nada mal! :-)


Podem visualizar o mapa no Google a partir daqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário